segunda-feira, 12 de junho de 2023

Brasil resgata mais de 700 crianças do trabalho infantil este ano

 


Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou 702 crianças e adolescentes do trabalho infantil, no Brasil, de janeiro a abril deste ano. Segundo dados apresentados nesta segunda-feira (12), em Brasília, data que marca o Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil. As informações são da Agência Brasil.

 

Do total, a Auditoria Fiscal do Trabalho do MTE constatou que 100 (14%) eram crianças com até 13 anos de idade; 189 (27%) tinham 14 e 15 anos e 413 (59%) eram adolescentes de 16 e 17 anos. Na análise por gênero, 140 (20%) eram meninas e 562 (80%), meninos.

 

Ainda de acordo com a pasta, no primeiro quadrimestre, os estados com mais registros de crianças e adolescentes encontrados em situação de trabalho infantil foram: Espírito Santo, 38 adolescentes entre 15 e 17 anos; Roraima, com 23 adolescentes de 13 a 17 anos; Alagoas, 19 crianças e adolescentes de 9 a 17 anos e Ceará, 14 jovens de 15 a 17 anos.

 

As atividades econômicas em que foram constatados os maiores números foram: comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, serviços de alojamento e alimentação. 


FONTE: BAHIA NOTÍCIAS

ANTONIO CARDOSO: Banda K Entre Nós Promete transformar a cidade num verdadeiro cenário de festa



Sábado, 01 de julho, a cidade de Antonio Cardoso vai se transformar em um verdadeiro cenário de festa.

Isso porque a Banda K Entre Nós, uma das mais animadas do circuito baiano, se apresentará na cidade.

Com um potente repertório, a banda promete agitar o público presente e não deixar ninguém parado durante toda a apresentação.


A expectativa é grande para o show da Banda K Entre Nós, que tem um repertório eclético e conta com grandes sucessos em sua trajetória, como “Psiu, Psiu” e “Bambambam”. Os fãs da banda e os foliões que estarão presentes, poderão dançar e cantar ao som de músicas que marcaram época e ainda estão na boca do povo.

Certamente será uma noite inesquecível para todos que prestigiarem a apresentação da Banda K Entre Nós.

 

domingo, 11 de junho de 2023

BAHIA: Tribunal de Contas revoga medida cautelar que impedia a realização do show artístico do cantor Eduardo Costa


 

Na sessão desta quarta-feira (07/06), os conselheiros da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia revogaram a medida cautelar que impedia a realização do show artístico do cantor Eduardo Costa nos festejos em comemoração ao aniversário de emancipação do município de Santa Maria da Vitória, no próximo dia 26 de junho. O conselheiro Nelson Pellegrino, relator do processo, afirmou que o prefeito Antônio Elson Marques da Silva encaminhou documentação capaz de alterar o mérito da decisão dele próprio, que, por cautela, concedeu a liminar mandando suspender a contratação.

O gestor só agora apresentou, segundo o conselheiro, os comprovantes de pagamento das parcelas vencidas no mês de março dos acordos de parcelamento de débitos realizados com o Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais (CAPREVAS), no montante total de R$307.109,63. Em relação às parcelas referentes aos meses de abril e maio – vencidas nas datas de 02/05/2023 e 30/05/2023 –, o prefeito justificou ter estabelecido um cronograma específico para amortização dos débitos vencidos, que serão pagos nas datas de 10/06/2023 e23/06/2023, respectivamente.

Para o conselheiro Nelson Pellegrino, a municipalidade demonstrou a existência de compromisso com o cumprimento de obrigações assumidas junto à Previdência Social Municipal. Assim, diante da boa-fé do gestor e da importância histórica e cultural dos festejos juninos na Bahia, – e levando em conta que não há discrepância no valor do cachê cobrado pelo artista – determinou a revogação da decisão anterior.


FONTE: TCM/BA / ALERTA BAHIA 

Anvisa aprova registro de primeira injeção para prevenir HIV


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de medicamento Cabotegravir, injetável utilizado contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV). O remédio é uma profilaxia pré-exposição (PrEP), ou seja, é utilizado para prevenir infecções.

A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira (5). O medicamento será comercializado pela farmacêutica britânica GSK, que apresentou o pedido, mas ainda não há previsão para chegar ao mercado.

 

O Cabotegravir será comercializado sob o nome Apretude. Para que seja disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS), é necessário que o remédio seja aprovado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), órgão colegiado do Ministério da Saúde.

 

O medicamento já foi aprovado em 2021 pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos. No ano passado, o Cabotegravir também foi recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


Atualmente, a PrEP está disponível no SUS de forma oral, com comprimidos de uso diário. A nova injeção é vista como mais efetiva na prevenção, uma vez que requer duas aplicações no início do tratamento e reforço depois de dois meses. 



FONTE: Metrópoles / Bahia Notícias


 

Loja Sumup Tobias Barreto

Loja Sumup Tobias Barreto
79 9 9953-1112 - Rogério