quinta-feira, 25 de abril de 2024

POVOADO RASPADOR: Comunidade celebra os 50 anos da fundação da Capela dedicada à sua excelsa Padroeira Santa Luzia

Participe desse Momento de Júbilo para o povo católico!


É com grande Alegria, que a comunidade de Raspador celebra os 50 anos da fundação da Capela dedicada à sua excelsa Padroeira Santa Luzia; com uma grande Programação Festiva: de 28 a 30/05 às 19H, tríduo preparatório com Santa Missa, e no dia 31/05 Dia da grande festiva do Jubileu de Ouro, terá às 18h procissão, às 19h Santa Missa com o Bispo Diocesano de Alagoinhas, Dom Francisco Vidal e logo após, grande Show com Emanuel Stênio (Canção Nova).

Participe desse Momento de Júbilo para o povo católico!




sábado, 6 de abril de 2024

Polícia Federal recebe 25 presos brasileiros expulsos do Paraguai


A Polícia Federal recebeu os 25 presos brasileiros expulsos pelo governo do Paraguai. Eles também eram procurados pela Justiça brasileira, acusados de crimes como homicídio, tráfico de drogas e associação criminosa.

Os homens foram entregues na quinta-feira (4) à Polícia Federal em dois pontos da divisa, no Mato Grosso do Sul e no Paraná, e agora vão cumprir pena no Brasil. Fontes da Polícia Federal ouvidas pela TV Globo informaram que a expulsão de criminosos brasileiros pelo Paraguai ocorre com frequência. Entretanto, nunca havia sido expulso um número tão grande de uma única vez.

De acordo com a reportagem do g1, no ano passado, a PF enviou ao Paraguai técnicos que fizeram a identificação de todos os brasileiros presos em penitenciárias paraguaias. São cerca de 300 cumprindo pena no país vizinho, e alguns deles estavam usando nomes falsos. Com a identificação, a Polícia Federal conseguiu localizar cerca de 50 pessoas que também eram procurados pela Justiça brasileira. Os 25 considerados mais perigosos, e condenados por crimes como homicídio e tráfico de drogas, foram enviados para o Brasil na quinta.



FONTE: METRO 1 / Foto: Divulgação/PF




 

SERGIPE: Drones com reconhecimento facial ampliam capacidade de monitoramento e identificação em tempo real de foragidos da Justiça

 


Com drones e reconhecimento facial, as ações de identificação e prisão de foragidos da Justiça estão acontecendo de forma cada vez mais estratégica em Sergipe. A Divisão de Inteligência (Dipol) vem aplicando a tecnologia que envolve o cruzamento de dados de banco de dados com imagens capturadas em tempo real pelos drones. Como resultado da utilização dessas novas ferramentas tecnológicas, Sergipe é o segundo estado do país a registrar uma prisão a partir de foragido da Justiça a partir do monitoramento em tempo real de drones com a tecnologia de reconhecimento facial.

A utilização dessa tecnologia é fruto da busca por soluções tecnológicas para o incremento da atividade policial em Sergipe, conforme contextualizou a diretora da Divisão de Inteligência (Dipol), Mayra Moinhos. “O Núcleo de Modernização da Polícia Civil, a partir do Setor de Desenvolvimento de Sistemas, assessorado pela Dipol, vem buscando soluções tecnológicas para somar ao trabalho dos investigadores”, explicou.

Diante dessa necessidade de aprimorar a atuação investigativa da Polícia Civil, o reconhecimento facial e o banco de dados são duas ferramentas essenciais para a atuação da instituição policial. “Então, mediante uma parceria público-privada, o Setor de Desenvolvimento de Sistemas criou um banco de dados ligado a imagens de investigados. As ações visam proteção e segurança para sociedade”, especificou Mayra Moinhos.

Além da identificação de foragidos da Justiça, a ferramenta também possibilita um incremento nas ações de localização de pessoas desaparecidas, assim como ressaltou a diretora da Dipol. “Além de ajudar o investigador na busca e captura, o sistema também produz dados e traz a certeza de que o evento em que a comunidade está participando é seguro. Assim, também conseguimos garantir a segurança de forma preventiva”, citou.

Funcionamento da tecnologia:

Com o alerta emitido pelos sistemas da Polícia Civil, as equipes policiais têm informações ainda mais precisas sobre a localização do foragido da Justiça ou de uma pessoa na condição de desaparecida, assim como descreveu Mayra Moinhos. “Há o alerta à equipe técnica de que aquela pessoa tem semelhança com os dados que constam no banco de dados”, ressaltou a diretora da Dipol.

Vantagens

A utilização da tecnologia do reconhecimento facial aliado aos bancos de dados propicia vantagens ao trabalho policial como a utilização de forma mais efetiva das equipes, já direcionadas pelas informações observadas em tempo real. “Propicia agilidade, já que o sistema responde em segundos pela probabilidade de convergência. É mais uma ferramenta que agrega ao policial instrumentos ao combate ao crime”, destacou Mayra Moinhos.

E o resultado em Sergipe tem sido satisfatório. “É uma somatória de atores da Polícia Civil envolvidos nesse grande projeto de tecnologia. Assim, fomos o segundo estado da federação a conseguir a identificação de um investigado via drone. Ele realmente tinha um mandado de prisão, que foi cumprido pelos policiais após o alerta emitido pelos equipamentos que são utilizados pela instituição”, enfatizou a diretora da Dipol.

Novas tecnologias

Além dos drones com reconhecimento facial, novas ferramentas estão sendo implantadas, assim como descreveu Pierre Cavalcante, diretor da empresa sergipana que está atuando na parceria com a Polícia Civil. “Agora, estamos trazendo uma tecnologia pioneira na parte de reconhecimento facial e de placas de veículos por óculos ligado à rede neural. A parceria é sem fins lucrativos e estamos validando tecnologias novas no Brasil”, ressaltou.

Uso no Projeto Verão

No último Projeto Verão, a tecnologia de drone e reconhecimento facial permitiu a localização de um foragido da Justiça. “Ele foi encontrado não só pela ferramenta de reconhecimento facial tradicional, mas também pelo drone, que é um dispositivo que estava fazendo toda a varredura da área do Projeto Verão. Assim, foi identificado o investigado com mandado de prisão em aberto”, explicou Mayra Moinhos.

Assim, o uso do drone aliado ao reconhecimento facial possibilitou o cumprimento do mandado de prisão que havia sido emitido há poucos dias pela Justiça, conforme evidenciou a diretora da Dipol. “E a gente viu que era um investigado que estava frequentando livremente um evento público e inclusive estava praticando crimes. Então, de forma preventiva, agregamos à persecução penal”, finalizou a diretora da Divisão de Inteligência.


FONTE: JORNAL DE SERGIPE


Prefeitos de Heliópolis, Ribeira do Pombal e Tucano, se filiam ao MDB, em Brasília-DF


Os três gestores são aliados diretos do Deputado Federal Ricardo Maia, único representante da sigla na Cãmara dos Deputados, pelo estado da Bahia.

Eriksson Silva, prefeito de Ribeira do Pombal, e Ricardo Maia Filho, prefeito de Tucano, deixam o PSD (Partido Social Democrático), enquanto Mendonça, gestor de Heliópolis, deixa o PC do B (Partido Comunista do Brasil).

A cerimônia de filiações, aconteceu na sede do partido em Brasília-DF, com a presença do presidente Nacional da Sigla, o Deputado Federal Baleia Rossi (MDB-SP), além do Deputado Ricardo Maia.

Em suas redes sociais, Ricardo celebrou a chegada dos mais novos membros.

Redação: Portal Alerta


 

BAHIA: Prefeito de Ribeira do Amparo anuncia nome do seu pré-candidato para eleições 2024

 


Em evento realizado no último final de semana, o prefeito de Ribeira do Amparo-BA, anunciou oficialmente o nome do seu pré-candidato à prefeito para o pleito de 2024.

Como já era sabido por todos, o nome escolhido foi o do atual vereador Lourinho (PT). Na ocasião, além do atual prefeito e do pré-candidato, o evento contou com as presenças de diversas lideranças políticas, entre elas: Os vereadores Eulina, Cléber, e Neguinho; e da Deputada Estadual pela Sigla, Fátima Nunes.

A expectativa agora é pela composição da chapa, com o anúncio do nome do pré-candidato a vice-prefeito.

Por outro lado, pela oposição, a chapa majoritária já está formada, repetindo a chapa derrotada no último pleito, tendo Teti Britto (prefeita), e Luíz Vilson (Vice-prefeito).

Redação: Portal Alerta


Bilionário Elon Musk questiona Alexandre de Moraes na rede X sobre existência de censura no Brasil


O empresário e bilionário Elon Musk, o segundo homem mais rico do mundo (possui fortuna de US$ 195 bilhões), confrontou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, em uma postagem na rede X (antigo Twitter). Musk, que é o dono da rede X, escreveu neste sábado (6) uma resposta em postagem do ministro, com questionamento sobre suposta censura que estaria sendo imposta pelo Judiciário no Brasil. 

 

“Por que você está determinando tanta censura no Brasil”, escreveu Musk em resposta a uma publicação de Alexandre de Moraes do dia 11 de janeiro deste ano, na qual ele deseja sucesso a Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça.

 

A postagem do bilionário dono da Tesla e da SpaceX animou internautas de direita na manhã deste sábado. Às 12h, o tema “Elon Musk” estava na quinta colocação entre os assuntos mais comentados no Trending Topics da rede X, com quase 100 mil menções. 

 

Esta não foi a primeira estocada do empresário norte-americano no ministro do Supremo Tribunal Federal, que se tornou um dos alvos preferenciais de políticos e influenciadores de direita e bolsonaristas. Na última quarta (3), Musk vazou para o jornalista Michael Shellenberger, conhecido repórter investigativo dos EUA, os chamados “Twitter files Brazil”, arquivos secretos do Twitter relacionados ao Brasil.

 

Em postagem no X, Shellenberger afirmou que “o Brasil está envolvido em uma ampla repressão à liberdade de expressão liderada por um juiz da Suprema Corte chamado Alexandre de Moraes”. 

 

Segundo o jornalista norte-americano, “Moraes colocou pessoas na prisão sem julgamento por coisas que postaram nas redes sociais, exigiu a remoção de usuários das plataformas de mídia social, exigiu a censura de postagens específicas, sem dar aos usuários qualquer direito de recurso ou mesmo o direito de ver as provas apresentadas contra eles”. 

 

O repórter também afirma que o ministro Alexandre de Moraes tentou minar a democracia no Brasil e “exigiu ilegalmente que o Twitter revelasse detalhes pessoais sobre usuários do Twitter que usaram hashtags de que ele não gostou”. Segundo Shellenberger, o objetivo de Moraes seria impedir a vitória de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022.

 

Elon Musk tem se notabilizado por ser um dos principais protagonistas da direita internacional. O empresário é um notório apoiador do ex-presidente republicano Donald Trump, e também externa sempre que pode seu apoio a outros líderes de direita, como Viktor Orban, da Hungria, Javier Milei, da Argentina, e o próprio ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. 




BAHIA NOTÍCIAS / Foto: Reprodução Youtube / Carlos Moura/SCO/STF


 

terça-feira, 2 de abril de 2024

Camaçari supera marca de 200 mil eleitores e entra em grupo de cidades com direito a segundo turno

 


Quarta cidade em população no estado, Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), pode ter segundo turno. A situação ocorre devido ao município alcançar a marca de 200 mil eleitores aptos no mês de março passado. A informação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que apontou a existência de 201,2 mil votantes.

 

Prevista na Constituição de 1988, a possibilidade de segundo turno ocorre nas cidades com mais de 200 mil eleitores. O procedimento vale para eleições majoritárias, no caso prefeitos, como também para governadores e presidentes.

 

No raio-X da eleição camaçariense, 54% são de eleitoras e 46% de eleitores, em um recorte de gênero. As faixa etárias mais presentes são a que vai de 45 a 59 anos [51,9 mil eleitores], seguida da de 35 a 44 anos [50,8 mil] e da de 25 a 34 anos [41,2 mil]. No último Censo do IBGE [2022], o município chegou a 300,3 mil habitantes.




FONTE: BAHIA NOTÍCIAS / Francis Juliano

Foto: Reprodução / Prefeitura de Camaçari




Loja Sumup Tobias Barreto

Loja Sumup Tobias Barreto
79 9 9953-1112 - Rogério