terça-feira, 19 de agosto de 2025

SERGIPE: COM 15 JOGOS SIMULTÂNEOS, 1ª COPA SERIGY DE FUTEBOL AMADOR MOVIMENTA A CAPITAL E O INTERIOR



O futebol amador de Sergipe viveu um fim de semana histórico com o pontapé inicial da 1ª Copa Serigy de Futebol Amador, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel). Entre sábado e domingo, foram realizados 15 jogos simultâneos em diferentes municípios do interior e também em Aracaju, envolvendo equipes femininas e masculinas.



O torneio, considerado inédito no calendário esportivo estadual, tem como objetivo estimular a prática esportiva, promover a integração entre comunidades e valorizar os atletas que sonham em trilhar caminhos maiores no futebol.

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, destacou a importância do campeonato para fortalecer a modalidade. “A Copa Serigy nasce como uma grande vitrine para o futebol amador sergipano. É um espaço de inclusão, que dá oportunidade tanto para os homens quanto para as mulheres mostrarem seu talento. O Governo de Sergipe segue comprometido em investir na base e no esporte comunitário, que são fundamentais para transformar vidas”, afirmou.

As mulheres também celebraram a iniciativa, ressaltando o incentivo ao futebol feminino. “É uma emoção imensa participar de uma competição desse porte. Muitas vezes o futebol feminino fica em segundo plano, e agora temos a chance de jogar com visibilidade e organização, o futebol feminino estava precisando disso”, comentou Maria de Fátima, da comissão técnica da equipe de Nossa Senhora do Socorro.

Com rodadas acontecendo em várias regiões, a Copa Serigy promete movimentar torcidas, revelar novos talentos e consolidar-se como um dos principais eventos do futebol amador em Sergipe.

Sobre a Copa Serigy de Futebol Amador

A  1a Copa Serigy de Futebol Amador é promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEEL), em parceria com a Federação Sergipana de Futebol (FSF) e apoio do Banese. Em sua primeira edição em 2025, o torneio mobiliza 31 municípios, com a participação de 62 equipes distribuídas entre as categorias masculina e feminina. A competição é realizada em 24 cidades-sede, com a programação de 154 partidas até 26 de outubro. Um marco desta edição é a obrigatoriedade da inscrição de equipes femininas por todos os municípios participantes, consolidando o protagonismo do futebol feminino no estado. A premiação totaliza R$ 210 mil, distribuídos de forma igualitária entre as categorias. Além disso, a equipe campeã feminina representará Sergipe na Copa Rainha Marta Nordeste, ampliando a visibilidade do futebol sergipano no cenário regional.

Resultados da 1ª Rodada da Copa Serigy de Futebol Amador

A bola rolou neste fim de semana para a abertura da 1ª Copa Serigy de Futebol Amador e o destaque da rodada ficou por conta do equilíbrio em alguns confrontos e das grandes goleadas registradas no futebol feminino. A equipe de Estância venceu São Domingos por 16 a 0, enquanto Gararu superou Telha por 13 a 0, mostrando a força ofensiva logo na estreia.

Confira todos os resultados do fim de semana:

Sábado – 16/08

Feminino: Telha 0 x 13 Gararu /Masculino: Telha 1 x 1 Gararu

Feminino: Riachão do Dantas 0 x 1 Itabaianinha /Masculino: Riachão do Dantas 0 x 3 Itabaianinha

Feminino: Lagarto 2 x 3 Pedrinhas /Masculino: Lagarto 1 x 0 Pedrinhas

Domingo – 17/08

Feminino: Lourdes 1 x 0 Graccho /Masculino: Lourdes 3 x 0 Graccho

Feminino: Capela 2 x 1 Siriri /Masculino: Capela 1 x 0 Siriri

Feminino: Ilha 1 x 0 Propriá /Masculino: Ilha 1 x 2 Propriá

Feminino: Aracaju 5 x 0 São Cristóvão /Masculino: Aracaju 2 x 0 São Cristóvão

Feminino: Tobias Barreto 3 x 1 Poço Verde /Masculino: Tobias Barreto 2 x 1 Poço Verde

Feminino: Pacatuba 1 x 0 Muribeca /Masculino: Pacatuba 0 x 5 Muribeca

Feminino: Estância 16 x 0 São Domingos /Masculino: Estância 1 x 0 São Domingos

Feminino: N. Sra. do Socorro 3 x 1 Itaporanga D’Ajuda /Masculino: N. Sra. do Socorro 3 x 0 Itaporanga D’Ajuda

Feminino: Japaratuba 4 x 2 Barra dos Coqueiros /Masculino: Japaratuba 1 x 2 Barra dos Coqueiros

Feminino: Canindé 2 x 2 Poço Redondo /Masculino: Canindé 1 x 0 Poço Redondo

Feminino: Rosário 2 x 6 General Maynard /Masculino: Rosário 1 x 1 General Maynard

Masculino: Laranjeiras 1 x 0 Divina Pastora

(não houve jogo no feminino)

Foto: Ascom/ Seel / Faxaju




domingo, 3 de agosto de 2025

SERGIPE: Duzentos torcedores do Santa Cruz, de Recife, são conduzidos à delegacia em Propriá

 


A Polícia Militar de Sergipe realizou um amplo trabalho preventivo e ostensivo para garantir a segurança no jogo entre Sergipe e Santa Cruz, válido pela Série D do Campeonato Brasileiro, neste domingo, dia 03, no Estádio Lourival Baptista, em Aracaju. A ação fez parte de uma operação coordenada pela Secretaria da Segurança Pública, que contou com a previsão de atendimento da Polícia Civil em delegacias plantonistas nos municípios de Propriá e Aracaju.

Na divisa do estado, em Propriá, equipes da PM abordaram diversos ônibus com torcedores vindos de Pernambuco. Em quatro desses veículos, a maioria ligada a uma torcida organizada do Santa Cruz, foram encontrados entorpecentes. Cerca de 200 torcedores foram encaminhados à Delegacia Regional de Propriá, onde a Polícia Civil, por meio das equipes plantonistas, lavrou termos circunstanciados por posse de drogas. Após os procedimentos legais, a maioria foi liberada.

Em seguida, uma nova abordagem, já prevista dentro do planejamento, foi realizada no município de Maruim. Após essa segunda ação policial, e considerando que a partida já se encontrava no segundo tempo, os torcedores abordados, em sua maioria integrantes de torcidas organizadas do Santa Cruz, decidiram retornar para Recife.

O policiamento foi intensificado em toda a capital, com atuação dentro e fora do Batistão, bloqueio de ruas e patrulhamento preventivo nos arredores do estádio. A Polícia Civil também esteve de prontidão em Aracaju, com estrutura plantonista preparada para eventuais desdobramentos. A Polícia Militar segue atuando após o jogo, com o acompanhamento do deslocamento dos torcedores, especialmente no retorno pela BR-101.


FONTE: SE NOTÍCIAS

Foto: PM/SE


Quatro trabalhadores são encontrados mortos em mina de estatal chilena após terremoto


A estatal chilena Codelco informou que quatro trabalhadores na mina de cobre El Teniente, conhecida por ser a maior do mundo, foram encontrados mortos em boletim enviado neste domingo (3). As vítimas estavam desaparecidas desde a última quinta-feira (31), quando um terremoto de magnitude 4,2 atingiu a região e causou o colapso de parte da estrutura subterrânea da mina, considerada o maior depósito de cobre do mundo.

 

O primeiro corpo foi localizado no sábado (2) e os demais ao longo da manhã deste domingo.  Há um quinto trabalhador, que segue desaparecido, e as equipes de resgate continuam as buscas.

 

“Trabalhamos durante a noite com o máximo cuidado, examinando metro por metro. Também não quero criar falsas esperanças. Esperemos que nossos socorristas continuem progredindo”, afirmou o gerente-geral da mina El Teniente, Andes Music, em entrevista coletiva.

 

O sismo provocou o bloqueio de acessos à área conhecida como Teniente 7, dificultando os trabalhos de resgate. De acordo com a Codelco, até a manhã deste domingo, foram desobstruídos 24 dos 90 metros de passagens bloqueadas necessárias para alcançar os mineiros.

 

Além das vítimas fatais, outro trabalhador morreu durante o tremor e nove ficaram feridos. Os funcionários presos eram contratados da empresa Gardilcic, que presta serviços à Codelco.

 

A estatal reduziu as atividades na unidade desde o acidente e segue monitorando as condições da estrutura para garantir a segurança das equipes de resgate.


FONTE: BAHIA NOTÍCIAS 

Foto: Reprodução / EBC
 

Bahia concentra 9 das 10 cidades mais frias do Nordeste; Vitória da Conquista registra 8,9 ºC


A Bahia dominou o ranking das cidades mais frias do Nordeste nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados neste domingo (3) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Das dez localidades com as menores temperaturas registradas, nove são baianas. O destaque foi Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, que marcou 8,9 ºC no sábado (2) — a menor temperatura da região. 

 

O município já havia liderado o ranking na sexta-feira (1º), quando os termômetros marcaram 14,8 ºC.

 

Além de Vitória da Conquista, municípios das regiões sudoeste, oeste e da Chapada Diamantina também figuram na lista, como Brumado, Itiruçu, Correntina, Irecê e Itaberaba. A única cidade fora da Bahia a aparecer no ranking foi Monteiro, na Paraíba, com 16,5 ºC.

 

Confira as 10 cidades mais frias do Nordeste:

  • Vitória da Conquista (BA) – 8,9 ºC
  • Brumado (BA) – 12,4 ºC
  • Itiruçu (BA) – 12,5 ºC
  • Correntina (BA) – 13,4 ºC
  • Belmonte (BA) – 14,6 ºC
  • Amargosa (BA) – 14,9 ºC
  • Luís Eduardo Magalhães (BA) – 15 ºC
  • Irecê (BA) – 16,5 ºC
  • Monteiro (PB) – 16,5 ºC
  • Itaberaba (BA) – 16,7 ºC

 

De acordo com a previsão do Inmet, até a próxima quarta-feira (6), as temperaturas na região continuarão amenas, com variações entre 24 ºC e 13 ºC.


FONTE: BAHIA NOTÍCIAS 

Foto: Divulgação / PMVC
 

terça-feira, 8 de julho de 2025

Sergipe comemora Emancipação Política com avanços socioeconômicos e valorização de identidade cultural


Em 8 de julho de 1820, a população de Sergipe celebrava a Emancipação Política do estado. Agora, 205 anos depois, a comemoração da data histórica continua, e é marcada por avanços econômicos e sociais e de valorização da cultura que criam oportunidades e reforçam a identidade dos sergipanos. O desempenho positivo é resultado de uma série de políticas públicas e investimentos realizados pelo Governo do Estado, que evidencia uma atuação estratégica multidimensional focada no presente e no futuro.

Para o governador Fábio Mitidieri, a data simboliza o reconhecimento de conquistas históricas do povo sergipano. “O 8 de julho é um marco que enche cada um de nós de orgulho. São mais de 200 anos de trajetória de um estado de pessoas ordeiras e trabalhadoras, a quem nossa atuação se volta diariamente. Nosso intuito é poder honrar a grandiosidade dos sergipanos e de sua história, e temos vivido um momento propício a isso”, ressalta.

Evidência da avaliação do governador foi a criação recorde de empregos em maio deste ano. No mês, foram registrados 346.410 postos de trabalho com carteira assinada, o maior da série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para o estado, iniciada em 2005. O número representa um aumento de 149% na comparação com maio de 2024, e é fruto da política da gestão estadual voltada à criação de um ambiente econômico saudável que beneficie diretamente a população.

A geração de condições de negócios favoráveis a investimentos privados é uma das medidas adotadas pela administração estadual para o fortalecimento da economia sergipana. A chegada de grandes empresas significa criação de novos postos de trabalho, acionamento de cadeias produtivas e aumento na arrecadação, o que se traduz em investimentos em benefício de toda a população.

O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Jorge Teles, destaca alguns pontos que têm contribuído para esse momento positivo. “Sergipe é um estado que tem solidez fiscal e financeira, comprovando que suas políticas públicas são sérias e de longo prazo. Isso é o que está chamando muito a atenção do empresariado brasileiro, que está vindo investir no estado de Sergipe. Todo desenvolvimento gera oportunidades, principalmente para quem mais precisa da atenção”, explica.

Exemplo desse cenário é o investimento de R$ 700 milhões realizado pelo Grupo Atakarejo em Sergipe, que abrirá 15 unidades e um centro de distribuição no estado. Outro destaque é a parceria estratégica da administração com o grupo europeu Green Energy Park, que deve investir U$ 5 bilhões (mais de R$ 25 bilhões) na estruturação de uma planta indústrial de Hidrogênio Verde em território sergipano.

Além disso, em 2024, a concessão parcial dos serviços de saneamento básico gerou retorno de R$ 6,5 bilhões em investimentos para o estado, como enfatiza o presidente da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), Milton Andrade. “Estamos batendo um recorde na geração de emprego. De 2023 até agora, são mais de 30 mil novos empregos criados. Nunca em um biênio esse número foi alcançado. Os últimos 205 foram de muitos avanços, mas os próximos anos serão de ainda mais sucesso graças ao que está sendo implantado pela atual gestão”, afirma.

Identidade

Ao longo de sua história, Sergipe se tornou o ‘país do forró’, e o Governo do Estado tem realizado iniciativas que reforçam o título, parte da identidade cultural sergipana. O intuito é promover sensação de pertencimento e, ao mesmo tempo, contribuir para o aquecimento da economia durante o ciclo junino, com grandes eventos a exemplo do Arraiá do Povo e da Vila do Forró, que juntos formam o maior São João à beira-mar do país e incentivam segmentos como turismo e serviços.

Para a artesã e empreendedora Emilly Moura, a estratégia tem funcionado. Ela é natural da Bahia, mas vive em Sergipe desde os 3 anos de idade. Segundo Emilly, os festejos juninos desempenharam papel importante para que se reconhecesse como sergipana, apesar de sua naturalidade ser de outro estado. “O São João é uma festa que une, que abraça. Durante uma época, eu voltava para minha cidade, Feira de Santana, mas depois fui me tornando autossuficiente aqui, e passei a curtir esse período aqui. Sou sergipana de coração”, expressa.

Os festejos, que contribuem para 118 setores econômicos, também têm a ajudado de outra forma. Emilly é proprietária de uma loja de acessórios em Aracaju, e, de acordo com ela, as vendas têm registrado alta durante o mês de junho nos últimos anos. “Ao todo, são 60 dias de evento, considerando Vila e Arraiá, então até em dias nos quais têm menos movimento, tem gente que procura a loja para comprar”, conta.

A edição deste ano do Arraiá do Povo teve público de mais de 1,2 milhão de visitantes, com uma média diária de 53 mil, revelando a adesão do público ao festejo, parte no calendário dos sergipanos. Já na Vila do Forró, o público foi de mais de 1 milhão de pessoas. Somando Arraiá e Vila, foram mais de R$ 100 milhões em consumo.

Incentivo

O Governo de Sergipe também valoriza as expressões culturais populares do estado no ciclo junino. Prova disso foram os concursos de quadrilha junina Arranca Unha e Gonzagão que aconteceram no mês de junho, que contaram com ajuda de custos que variaram de R$ 5 mil a R$ 10 mil, bem como premiação que foi de R$ 35 a R$ 50 mil.

Na avaliação da presidente da Liga das Quadrilhas, Maria Sueli Vieira Pereira, os incentivos à atividade dos grupos fortalecem as raízes culturais do estado e contribuem na prática para quem faz parte deles. “Como agora são 60 dias de forró, as quadrilhas também estão continuando a fazer as apresentações, e com isso estão recebendo o cachê. Então, vamos passar por esse período e, ao final, teremos um fôlego, um respiro”, considera.

Outro efeito positivo dos grandes eventos juninos é o estímulo à economia criativa, que, em Sergipe, tem registrado grande crescimento. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sergipe teve o melhor desempenho na criação de postos de trabalho no setor no terceiro trimestre do ano passado. O aumento foi de 39% em relação ao mesmo período de 2022.

Eventos esportivos

Como forma de elevar a autoestima dos sergipanos, dar oportunidades aos atletas locais e atrair pessoas de todo o Brasil para conhecer Sergipe, a gestão estadual tem se empenhado para sediar eventos esportivos de destaque, com investimentos robustos. Neste ano, o estado já recebeu grandes competições, a exemplo do Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, o Campeonato Brasileiro de Karatê, o Brasileiro Interclubes de Vôlei Sub-16, WGP de Kickboxing e Campeonato Norte-Nordeste de Badminton.

Cada evento tem uma média de 300 participantes, incluindo atletas, técnicos, comissões, torcedores e familiares de atletas. A movimentação ocasionada pelas iniciativas esportivas contribui diretamente para os setores de serviço, comércio, alimentação e hotelaria, potencializando a geração de emprego e a ampliação da renda à população.


Fonte: Governo de Sergipe / Lagartense.com.br 

 

Brasil registra casos da nova variante da covid-19


Oito casos da nova variante da covid-19, a XFG, forma identificados em pacientes. Foram seis no Ceará e dois em São Paulo. A mutação do vírus pode provocar casos mais graves.

A XFG é a mais recente de sete variantes classificadas como sob monitoramento pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em nota, o Ministério da Saúde informou que monitora de “de forma contínua” a vigilância do SARS-CoV-2, vírus que causa a doença.

Também informou que não foram registrados óbitos entre os pacientes diagnosticados com a nova variante. “A vacinação segue sendo a principal forma de prevenir casos graves e mortes”, diz a pasta.

Segundo a OMS, a variante a XFG surgiu de uma recombinação entre duas versões anteriores do vírus, a LF.7 e a LP.8.1.2. Ela foi identificada pela primeira vez no mundo em 27 de janeiro.


FONTE: BAHIA.BA


 

BAHIA: Escola é arrombada e tem tablets, computadores e outros aparelhos furtados

 


Criminosos invadiram uma escola municipal e furtaram 60 tablets, 8 computadores, 1 retroprojetor, 1 celular, 1 caixa de som e 1 data show. A unidade Francisco Leite, que fica localizada em Águas Claras, em Salvador, foi arrombada no último final de semana.

A Polícia Civil tomou conhecimento do caso e informou que a ocorrência foi registrada na manhã de segunda-feira (7) por funcionários da instituição de ensino. Foi verificado que os cadeados do portão lateral e de algumas salas foram arrombados. A 13ª Delegacia Territorial de Cajazeiras investiga o caso.

Smed se posiciona

A Secretaria Municipal da Educação (Smed), por meio de nota, lamentou o ocorrido. “O Boletim de Ocorrência foi registrado, a equipe de manutenção da Smed vai fazer os reparos dos portões que foram danificados”, disse o comunicado.


FONTE: BAHIA.BA


domingo, 29 de junho de 2025

Detran/SE chama atenção para riscos de não retirar a CNH impressa


O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) reforça a orientação aos condutores sobre a necessidade de retirar a versão física da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) após a conclusão dos processos de habilitação, renovação ou solicitação de segunda via.

Apesar da praticidade da CNH Digital, o documento impresso ainda é exigido em diversas situações. O gerente de Habilitação do Detran/SE, Eduardo Alves Santos, explica que muitos condutores esquecem de buscar a CNH no local indicado ou não acompanham a entrega pelos Correios, o que pode causar transtornos. “A CNH Digital é válida e facilita o dia a dia, mas há ocasiões, como atendimentos em órgãos públicos, bancos e viagens, em que a versão física é indispensável”, alerta.

O documento pode ser retirado em unidades do Detran ou entregue pelos Correios, conforme a escolha feita na solicitação. Se houver devolução — seja pelas agências dos Correios ou nos pontos de atendimento —, a CNH fica disponível até a data de vencimento.

Entre os problemas enfrentados por quem não retira a versão física estão: impedimento de uso em locais que não aceitam o formato digital; necessidade de uma nova emissão com cobrança de taxa; e dificuldade em fiscalizações, especialmente em áreas com sinal instável de internet ou com o celular indisponível.

O Detran reforça que o condutor deve manter a CNH válida e acessível, seja no formato físico ou digital. Para utilizar a versão digital, é necessário que o documento tenha sido emitido a partir de 2017 e possua QR Code.

Status de entrega

O condutor pode acessar o site do Detran/SE para consultar o status de entrega da sua CNH, com seu CPF e dados do processo. Caso a CNH tenha sido devolvida, é necessário procurar o atendimento ou acessar o portal do Detran, solicitando busca em arquivo.


 Portal A8SE / Foto: Igor Matias / Com informações do Gov/SE


Inscrições para o Prouni 2025 começam nesta segunda-feira, 30


O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) o Edital nº 14 /2025, referente à o processo seletivo para o segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no período de 30 de junho a 4 de julho. 

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 7 de julho na página do Prouni, no portal Acesso Único. Já a segunda chamada sairá no dia 28 de julho.

Para se inscrever no processo seletivo, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo; tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 e/ou em 2023; tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação do Enem.

O edital veda a inscrição para quem declarou ter participado do Enem na condição de treineiro, ou seja, quem participou do exame para fins de autoavaliação antes mesmo de concluir o ensino médio. Para fins de classificação e eventual pré-seleção nesse processo seletivo, será utilizada a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média.

Os candidatos precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições:

Ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição;

Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

Ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação;

Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

O edital estabelece, ainda, que o estudante deverá optar por concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou àquelas destinadas à implementação de políticas afirmativas referentes às pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas. No caso da escolha das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para escolher bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos. Esses requisitos não se aplicam aos professores da rede pública, integrantes do quadro de pessoal permanente da instituição pública, que vão concorrer às vagas de licenciatura e pedagogia.

Classificação

A classificação observará a modalidade de concorrência escolhida na inscrição pelo candidato, por curso, turno, local de oferta e instituição. Dentro de cada modalidade, deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas e priorizada a seguinte ordem:

Professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;

Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

Lista de espera – Para participar da lista de espera do Prouni, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio do Portal Único de Acesso nos dias 18 e 19 de agosto. A lista de espera estará disponível na página do Prouni, também no Portal Único de Acesso, para consulta pelas instituições de ensino superior e pelos candidatos no dia 22 de agosto.

Confira o cronograma completo do Prouni 2/ 2025:

Inscrição: 30 de junho a 4 de julho.

Resultado da primeira chamada: 7 de julho.

Prouni 

Criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade Para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O programa ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior.


Fonte: Agência Gov / Portal Infonet


Senador Alessandro celebra derrubada de veto e garantia de pensão vitalícia para vítimas do Zika vírus


O senador Alessandro Vieira (MDB/SE) celebrou a derrubada do veto presidencial ao Projeto de Lei 6.064/2023, que garante pensão especial vitalícia e indenização às vítimas da Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZ). A decisão do Congresso Nacional representa uma vitória histórica para milhares de famílias brasileiras, especialmente do Nordeste, que lutam há quase uma década por reconhecimento e amparo do Estado.

A atuação de Alessandro Vieira foi decisiva para garantir o avanço da medida. Em fevereiro deste ano, o parlamentar apresentou uma emenda à Medida Provisória 1.287/2025 com o objetivo de corrigir a omissão do governo federal, que inicialmente havia proposto apenas uma indenização única de R$ 60 mil. A proposta do senador previa, além desse pagamento, uma pensão mensal vitalícia no valor do teto do INSS, equivalente a R$ 8.157,41 em 2025.

“No início do ano, recebi em meu gabinete representantes dessas famílias, que vivem um drama silencioso, longe dos holofotes. A negligência do Estado diante da epidemia do Zika vírus gerou uma geração de crianças com deficiências graves e irreversíveis, sem o suporte necessário. Essa pensão vitalícia não é um privilégio, é uma reparação mínima, é justiça social”, afirmou o senador sergipano.

A versão final aprovada pelo Congresso estabelece pensão mensal de R$ 7.786,02, além de uma indenização por danos morais no valor de R$ 50 mil, valores que serão corrigidos anualmente pela inflação e são isentos de imposto de renda. A pensão poderá ser acumulada com o BPC e outros benefícios previdenciários, proporcionando mais estabilidade às famílias.

Para Alessandro Vieira, o impacto fiscal estimado em cerca de R$ 178,9 milhões ao ano é absolutamente compatível com a capacidade da Seguridade Social. “Esse custo representa uma fração mínima do orçamento, mas significa dignidade, segurança e esperança para famílias que enfrentam uma rotina exaustiva e marcada pela ausência do poder público”, destacou.

A conquista é fruto da mobilização de mães e familiares de crianças afetadas, que estiveram em Brasília pedindo apoio dos parlamentares. Alessandro Vieira acompanhou de perto essa mobilização e reiterou seu compromisso com pautas de justiça social e defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

“A derrubada do veto é mais do que uma vitória legislativa. É uma resposta clara de que o Congresso está atento às necessidades das pessoas mais vulneráveis. Continuarei trabalhando para que essas famílias tenham seus direitos garantidos de forma plena e sem burocracias desumanas”, reforçou o senador.


FONTE: RO Acontece
 

The New York Times divulga ranking dos 100 melhores filmes do século 21; confira lista

Lista foi elaborada com votos de mais de 500 profissionais do cinema e revela uma seleção diversa e influente das obras mais marcantes do período.


O The New York Times publicou a lista dos 100 melhores filmes lançados desde 1º de janeiro de 2000. Para compilar o ranking, o jornal convidou mais de 500 diretores, atores e outros profissionais influentes da indústria cinematográfica mundial a votar em suas escolhas pessoais.

Entre os participantes da pesquisa estão Guillermo del Toro (diretor de A Forma da Água), Sofia Coppola (Encontros e Desencontros), Pedro Almodóvar (Dor e Glória), Julianne Moore (Para Sempre Alice), Mikey Madison (Anora), além de Pamela Anderson (The Last Showgirl) e Rachel Zegler (Branca de Neve). Três desses votantes — Del Toro, Anderson e Zegler — incluíram o filme brasileiro A Vida Invisível (2019) entre seus favoritos.

A seguir, confira o ranking completo, do 100º ao 1º lugar:

100º a 91º
100. Superbad: É Hoje (2007), de Greg Mottola
99. Memórias de um Assassino (2003), de Bong Joon-ho
98. O Homem Urso (2005), de Werner Herzog
97. Gravidade (2013), de Alfonso Cuarón
96. Pantera Negra (2018), de Ryan Coogler
95. A Pior Pessoa do Mundo (2021), de Joachim Trier
94. Minority Report – A Nova Lei (2002), de Steven Spielberg
93. Conduta de Risco (2007), de Tony Gilroy
92. Gladiador (2000), de Ridley Scott
91. Aquário (2009), de Andrea Arnold

90º a 81º
90. Frances Ha (2013), de Noah Baumbach
89. Interestelar (2014), de Christopher Nolan
88. Os Catadores e Eu (2000), de Agnès Varda
87. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), de Peter Jackson
86. Vidas Passadas (2023), de Céline Song
85. O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy (2004), de Adam McKay
84. Melancolia (2011), de Lars von Trier
83. Inside Llewyn Davis: Balada de Um Homem Comum (2013), de Ethan Coen e Joel Coen
82. O Ato de Matar (2012), de Joshua Oppenheimer
81. Cisne Negro (2010), de Darren Aronofsky

80º a 71º
80. Volver (2006), de Pedro Almodóvar
79. A Árvore da Vida (2011), de Terrence Malick
78. Aftersun (2022), de Charlotte Wells
77. Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022), de Daniel Kwan e Daniel Scheinert
76. E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? (2000), de Ethan Coen e Joel Coen
75. Amor (2012), de Michael Haneke
74. Projeto Flórida (2017), de Sean Baker
73. Ratatouille (2007), de Brad Bird
72. Carol (2015), de Todd Haynes
71. Onze Homens e um Segredo (2001), de Steven Soderbergh

70º a 61º
70. Deixa Ela Entrar (2008), de Tomas Alfredson
69. Sob a Pele (2013), de Jonathan Glazer
68. Guerra ao Terror (2008), de Kathryn Bigelow
67. Tár (2022), de Todd Field
66. Spotlight (2015), de Tom McCarthy
65. Oppenheimer (2023), de Christopher Nolan
64. Garota Exemplar (2014), de David Fincher
63. Pequena Miss Sunshine (2006), de Jonathan Dayton e Valerie Faris
62. Amnésia (2001), de Christopher Nolan
61. Kill Bill: Vol. 1 (2003), de Quentin Tarantino

60º a 51º
60. Whiplash (2014), de Damien Chazelle
59. Toni Erdmann (2016), de Maren Ade
58. Joias Brutas (2019), de Benny Safdie e Josh Safdie
57. O Melhor do Show (2000), de Christopher Guest
56. Embriagado de Amor (2002), de Paul Thomas Anderson
55. A Origem (2010), de Christopher Nolan
54. O Labirinto do Fauno (2006), de Guillermo del Toro
53. Borat (2006), de Larry Charles
52. A Favorita (2018), de Yorgos Lanthimos
51. 12 Anos de Escravidão (2013), de Steve McQueen

50º a 41º
50. Up: Altas Aventuras (2009), de Pete Docter
49. Antes do Pôr‑do‑Sol (2004), de Richard Linklater
48. A Vida dos Outros (2007), de Florian Henckel von Donnersmarck
47. Quase Famosos (2000), de Cameron Crowe
46. Roma (2018), de Alfonso Cuarón
45. O Homem Que Mudou o Jogo (2011), de Bennett Miller
44. Era uma Vez em… Hollywood (2019), de Quentin Tarantino
43. Oldboy (2005), de Park Chan-wook
42. O Mestre (2012), de Paul Thomas Anderson
41. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), de Jean-Pierre Jeunet

40º a 31º
40. Yi Yi (2000), de Edward Yang
39. Lady Bird (2017), de Greta Gerwig
38. Retrato de uma Jovem em Chamas (2019), de Céline Sciamma
37. Me Chame Pelo Seu Nome (2017), de Luca Guadagnino
36. Um Homem Sério (2009), de Ethan Coen e Joel Coen
35. O Profeta (2010), de Jacques Audiard
34. Wall‑E (2008), de Andrew Stanton
33. A Separação (2011), de Asghar Farhadi
32. Missão Madrinha de Casamento (2011), de Paul Feig
31. Os Infiltrados (2006), de Martin Scorsese

30º a 21º
30. Encontros e Desencontros (2003), de Sofia Coppola
29. A Chegada (2016), de Denis Villeneuve
28. Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), de Christopher Nolan
27. Adaptação (2002), de Spike Jonze
26. Anatomia de uma Queda (2023), de Justine Triet
25. Trama Fantasma (2017), de Paul Thomas Anderson
24. Ela (2013), de Spike Jonze
23. Boyhood (2014), de Richard Linklater
22. O Grande Hotel Budapeste (2014), de Wes Anderson
21. Os Excêntricos Tenenbaums (2001), de Wes Anderson

20º a 11º
20. O Lobo de Wall Street (2013), de Martin Scorsese
19. Zodíaco (2007), de David Fincher
18. E Sua Mãe Também (2001), de Alfonso Cuarón
17. O Segredo de Brokeback Mountain (2005), de Ang Lee
16. O Tigre e o Dragão (2000), de Ang Lee
15. Cidade de Deus (2003), de Fernando Meirelles e Kátia Lund
14. Bastardos Inglórios (2009), de Quentin Tarantino
13. Filhos da Esperança (2006), de Alfonso Cuarón
12. Zona de Interesse (2023), de Jonathan Glazer
11. Mad Max: Estrada da Fúria (2015), de George Miller

10º a 1º
10. A Rede Social (2010), de David Fincher
9. A Viagem de Chihiro (2001), de Hayao Miyazaki
8. Corra! (2017), de Jordan Peele
7. Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004), de Michel Gondry
6. Onde os Fracos Não Têm Vez (2007), de Ethan Coen e Joel Coen
5. Moonlight (2016), de Barry Jenkins
4. Amor à Flor da Pele (2000), de Wong Kar‑Wai
3. Sangue Negro (2007), de Paul Thomas Anderson
2. Mulholland Drive (2001), de David Lynch

1. Parasita (2019), de Bong Joon‑ho


João Lucas Dantas / bahia.ba


Loja Sumup Tobias Barreto

Loja Sumup Tobias Barreto
79 9 9953-1112 - Rogério