quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Criatividade e força de vontade: Bombeiros Comunitários de Tobias Barreto confeccionam dispositivo para auxiliar no combate a incêndio em vegetação.

 


O Bombeiro Comunitário Rogerio Santos (BC R.Santos), que é integrante da associação Estadual de Bombeiros Comunitários de Sergipe, criou um dispositivo que pode auxiliar as ações de combate a incêndio em vegetação no município. Usando materiais como cano PVC, mangueiras e vasilhames, através de algumas pesquisas na internet, R. Santos conseguiu confeccionar um modelo de bomba costal de baixo custo e que tem a funcionalidade semelhante à do modelo original.



R. Santos explica que devido as dificuldades enfrentadas pelos Bombeiros Comunitários nos atendimentos de incêndio em vegetação no ano passado, e pela falta de recursos financeiros por parte da associação para adquirir equipamentos, ele resolveu  tentar pesquisar algo que pudesse dar o mesmo  resultado de uma bomba costal original, e frisa  que com esses equipamentos, os bombeiros comunitários ganham um reforço material nos atendimentos de incêndio em vegetação, visto que nesse período de estiagem, os chamados são constantes em nossa região.



quarta-feira, 27 de outubro de 2021

HOMENAGEM A SECOM E PROFISSIONAIS DE IMPRENSA: TOBIARTE 2021 A CULTURA GANHA CLICKS E OS CLICKS GANHAM O MUNDO

 


Parabéns a todos os participantes e envolvidos na XI edição do Tobiarte.

 

Com o encerramento das atividades do brilhante evento, gostaríamos de carinhosamente agradecer aos artistas, diretores (as), coordenadores (as) professores (as), alunos (as), país e a comunidade escolar e toda sociedade pela participação e apoio no evento.




A XI Edição do Tobiarte foi um sucesso! Um sucesso na qualidade dos trabalhos apresentados, pela organização das equipes e claro pelo conhecimento trocado e brilhantemente compartilhado! Realmente foi um evento maravilhoso, extremamente rico, encantador mesmo.

 

Gostaria de parabenizar o empenho de todos os (as) educadores (as) e educandos (as) envolvidos com a elaboração e apresentação dos trabalhos. Sabemos que tudo demanda tempo e trabalho, mas o resultado final foi excepcional.




Gostaria de parabenizar todos os (as) fotógrafos e produtores (as) pelo empenho e dedicação em todo o processo de construção dos trabalhos de transmissão. Desde a idealização do trabalho, elaboração, até a apresentação no dia do evento.




 

Aplaudimos de pé, toda equipe SECOM, a equipe de comunicação do município deu um show.

Pessoas que não puderam comparecer, assistiram em tempo real em diversas partes do mundo.



 

A prefeitura de Tobias Barreto, através do secretário de cultura Nilsinho. Parabéns!

 

Aproveitamos para dar os parabéns aos músicos e apresentadores que fazem o Vale do Rio Real.

Mas acima de tudo, gostaríamos de parabenizar a todos (as), pelos ótimos trabalhos.



Cada momento, correria que preferiram assumir, os acertos, sorrisos e brilho, optaram por dividir.

 

E por isso, o sucesso dedicamos a vocês, que investiram e acreditaram nesse trabalho. 

 

Ficamos imensamente gratos e deixamos aqui um convite e convocação para uma efetiva participação nos próximos eventos e atividades.

 

Foi muito lindo!

Cada imagem da SECOM, que reproduzimos dentro de nossas plataformas, fizeram a cultura Tobiense ganhar o mundo!


Nos dando cada vez mais a sensação de morar num berço de cultura, moral e bons costumes.

 

 

Por Fram Marques, professor, jornalista e publicitário.

Equipe Giro Regional

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

SERGIPE: Assista e fique por dentro da possível CPI da COVID; Deputado Georgeo Passos fala sobre o assunto.

CPI DA COVID EM SERGIPE





Ao entrar para a vida política, eu enquanto parlamentar, assumi um compromisso com a sociedade sergipana.


Desde abril deste ano, iniciamos a busca pelas oito assinaturas para que pudéssemos instaurar à CPI Covid em Sergipe.

Na última quinta-feira (14), conseguimos a assinatura que faltava e logo após o nosso anúncio festivo, veio a decepção, afinal um colega que trabalhou ao meu lado para que esta CPI acontecesse fez o pedido de retirada de assinatura.




O nosso requerimento já havia sido protocolado quando o pedido de retirada foi feito. Estamos aguardando a decisão do presidente da Assembleia, mas adianto que se for o caso, vamos judicializar essa situação para que a CPI possa acontecer.

Quando eu assumo um compromisso vou até o final. Uma palavra que dou será sempre honrada sejam quais forem as consequências.




Não entendo qual o motivo de não quererem que essa CPI aconteça, afinal se não tem nada errado, o melhor seria esclarecer. Para mim, quem não deve, não teme.



Deputado Georgeo Passos.

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

AVANÇO: Representante do Agronegócio destaca atuação de Laércio Oliveira

 O empresário rural e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese), Ivan Sobral, acredita que a escolha de Laércio Oliveira (PP) como pré-candidado poderá dar uma guinada no setor agropecuário sergipano, caso ele seja o escolhido e obtenha êxito nas eleições de 2022 para o Governo do Estado. De acordo com Ivan, o deputado Laércio tem sido muito sensível e preocupado com o agro.

Presidente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral – Foto: divulgação

“Recentemente, ele aportou recursos para o Centro de Biotecnologia Animal, um projeto ousado e revolucionário que democratizará e ofertará material genético de primeira linha para os produtores de Sergipe. Tivemos avanços junto ao Ministério da Agricultura como a permissão do plantio consorciado de capim braquiaria com milho e estudo de viabilidade do capim panicum com milho. Tudo isso graças ao seu trabalho”, disse.

E não para por aí. O presidente da Faese pontua outros avanços para o setor fruto da ação política de Laércio. “Destaco o empenho do deputado para a conclusão do terminal pesqueiro de Aracaju, através de sua intermediação junto ao Ministério da Agricultura, que aportou mais recursos para a obra, que trará segurança sanitária para a população, oportunidade de negócios para os produtores e dignidade para as famílias das pessoas envolvidas com o beneficiamento dos pescados”, pontuou.

Para Ivan, o deputado Laércio Oliveira tem o diferencial de ser empresário e líder classista. Ele sabe como fazer o Estado se desenvolver. “O empresário tem sempre a visão do progresso através do trabalho. O trabalho gera emprego, renda, dignidade para trabalhadores e empresários. Sem falar que quanto mais se fortalece o setor produtivo, melhor a arrecadação do Estado”, sentenciou.

Por fim, Ivan Sobral destaca a capacidade de diálogo de Laércio Oliveira e o profundo conhecimento do Estado. “Como líder classista, ele tem o diálogo com as classes e a capacidade para escolha dos melhores técnicos para elaboração de um plano de governo e o assessoramento na condução de um possível mandato. Portanto, um nome extremamente qualificado para governar o nosso estado”, concluiu.


Fonte: ascom/Laércio Oliveira / SE NOTÍCIAS

Tribunal de Justiça de Sergipe exigirá comprovação de vacinação para acesso a fóruns e unidades

 Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 08/10, o Gabinete de Crise do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), por unanimidade, deliberou pela exigência da comprovação da vacinação contra a Covid-19, a partir de 25/10, para o ingresso de servidores, magistrados, terceirizados, estagiários, prestadores de serviço, integrantes dos demais órgãos do sistema de Justiça e jurisdicionados nos fóruns e demais prédios e espaços do Poder Judiciário sergipano.

TJSE exigirá comprovação de vacinação para acesso a fóruns e unidades – Foto: arquivo/G1/SE

A decisão foi baseada na constatação de que a Covid-19 pode levar a sintomas graves, complicações sérias de saúde e óbito; bem como o fato de a vacinação ter se revelado fundamental na proteção contra a infecção e redução das hospitalizações e mortes no país.

Além disso, a vacinação contribui para a preservação da saúde de magistrados, servidores, agentes públicos, advogados e usuários em geral dos serviços do TJSE e que o interesse público e da sociedade deve prevalecer sobre o interesse particular, notadamente em tempo de grave crise sanitária mundial, conforme decisões já proferidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A Portaria Normativa 73/2021, publicada no Diário da Justiça desta sexta-feira, dispõe sobre os reflexos do Plano Nacional de Imunização, estabelecendo as regras e procedimentos a serem adotados pelos usuários internos e externos para o ingresso e permanência nos fóruns e demais prédios e espaços do poder Judiciário do Estado de Sergipe; em face das consequências da calamidade pública derivada da pandemia do SARS-CoV-02(Covid-19).

Assinada pelos Desembargadores Edson Ulisses de Melo, Presidente do Poder Judiciário de Sergipe; Diógenes Barreto, Corregedor Geral; e Osório de Araújo Ramos Filho, Diretor da Ejuse; a Portaria conjunta determina que para o ingresso de usuários internos e externos nos fóruns e demais prédios e espaços do Poder Judiciário do Estado de Sergipe somente será permitido mediante a exibição de comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Comprovação

Os usuários internos – magistrados, servidores, estagiários, voluntários, requisitados e terceirizados prestadores de serviços contratados – deverão comprovar até o dia 25/10/2021, obrigatoriamente, a realização da imunização de pelo menos a 1ª dose da vacina contra a COVID-19 ou apresentar justa causa para não tê-lo feito, de forma a permitir o exercício regular de suas funções públicas, bem como o acesso a qualquer dependência. Os servidores deverão providenciar a entrega do comprovante à chefia imediata.

Já os usuários externos – membros de Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradorias, advogados públicos e privados, partes, testemunhas, peritos, jurados, agentes públicos de outros órgãos e o público em geral – deverão, a partir de 25/10, comprovar a vacinação para ter acesso aos fóruns e demais prédios do TJSE.

Serão considerados válidos para os fins comprobatórios de vacinação contra a Covid-19, juntamente com documento de identificação com foto: certificado de vacina, na versão digital ou impressa, emitido através do aplicativo ou na versão web da plataforma do Sistema Único de Saúde denominado Conecte SUS Cidadão ou outro aplicativo fornecido pelo Sistema Público de Saúde; caderneta ou cartão de vacinação em que foi registrada a aplicação do imunizante no momento da vacinação.


Fonte: TJSE / SE NOTÍCIAS

Aulas 100% presenciais na rede estadual de ensino da Bahia serão retomadas em 18 de outubro, anuncia governador

         


Rui Costa falou sobre retomada das aulas nesta sexta-feira (8), durante agenda no município de Floresta Azul, no sul da Bahia.

As escolas da rede estadual de ensino da Bahia vão retomar o modelo de aulas 100% presenciais, a partir do dia 18 de outubro, conforme anúncio feito pelo governador Rui Costa, nesta sexta-feira (8).

Os alunos que cursam o ensino médio na rede estadual estão com aulas no regime semipresencial – metade presencial, metade virtual – desde 26 de julho. Já os estudantes do ensino fundamental começaram no dia 9 de agosto.

Antes disso, os cerca de 175 mil alunos da rede estadual na Bahia estavam sem ir para a escola desde 18 de março de 2020, por causa da pandemia da Covid-19.

Durante agenda no município de Floresta Azul, no sul baiano, o governador disse que ainda o estado terá mais uma semana para finalizar a preparação da retomada totalmente presencial.

“As escolas estão no modelo híbrido, mas na segunda-feira, dia 18, voltaremos com as aulas 100% presenciais. Até lá, temos mais uma semana para finalizar a preparação e organização para esse retorno”, explicou Rui.

Fonte: G1 / CÍCERO DANTAS ACONTECE

Criminoso morre em confronto com a polícia após roubar Posto de Combustíveis em Cipó-BA

                      


No início da tarde da último sexta-feira (08), policiais militares do 1º Pelotão/ Cipó-BA, foram informados a respeito de um roubo ocorrido num Posto de Combustíveis situado às margens da BR 110, saída para Ribeira do Pombal-BA.

Os militares foram até o local, onde as vítimas relataram que os criminosos teriam roubado o dinheiro do Caixa, e na sequência tinham fugido à pé, sentido a localidade conhecida como Várzea Grande. Ainda de acordo com as vítimas, um dos autores teria sido identificado como um criminoso conhecido pelo prenome Uingles.

Foram realizadas buscas, porém inicialmente nenhum dos criminosos teria sido localizado, restando às vítimas, o registro da ocorrência na Delegacia de Polícia Civil da cidade.


CONFRONTO


Já por volta das 19hs do mesmo dia, os policiais militares da cidade, receberam outra denúncia, afirmando que Uingles estaria portando uma arma de fogo, e que estaria efetuando disparos em via pública.

Os policiais se dirigiram até a Rua do Galo, bairro Santos Dumont, onde encontraram o criminoso sobre o telhado de uma casa, ao tempo em que portava uma espingarda cal. 24, passando a efetuar disparos em direção à guarnição, que para se proteger revidou, atingindo assim o malfeitor.

Ferido, Uingles chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal, onde chegou com vida, porém não resistiu aos ferimentos e evoluiu a óbito.

Além da arma de fogo, foram encontradas com o criminoso: 01 cartucheira, 27 munições cal. 24, sendo 24 deflagradas e 04 intactas; e uma faca, tipo peixeira.


Material encontrado sob a posse de Uingles

Todo o material foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil, onde foi registrada a ocorrência.



Portal Alerta / CÍCERO DANTAS ACONTECE

POLÊMICA: Bissexualidade de Superman é atacada por deputado baiano: 'Forças das trevas'


 

O anúncio de que Joe Kent, filho de Clark Kent e Lois Lane, vai assumir sua bissexualidade na nova edição do quadrinho 'Superman: Filho de Kal-El' (veja aqui), não agradou ao deputado estadual Samuel Júnior (PDT), que mostrou sua indignação nas redes sociais.

 

“A heteronormatividade, padrão cristão, bíblico e biológico, vem sendo combatida com muita força, sobretudo na cultura pop e nos produtos de mídia voltados para crianças e adolescentes. As forças das trevas tem se levantado com muita força contra o padrão divino para impor como normal aquilo que a Bíblia diz que é abominável. Ore! Compartilhe! Manifeste-se!”, escreveu Samuel, que também é pastor da Igreja Assembleia de Deus.

 

Na publicação, o pedetista ainda marcou a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves e o seu colega de partido e deputado federal Alex Santana.

 

Samuel e Alex estão de saída do PDT e devem se filiar a algum partido da base do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

 

Além do parlamentar baiano, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) criticou a decisão da DC Comics de trazer uma versão bissexual do Superman.

 

Para o filho do presidente, a inteção do quadrinho é "destruir a masculinidade dos mais tolerantes” e também “instigar o ódio nos resistentes para poder acusá-los de homofóbicos e depois a esquerda se dizer protetora dos gays" (veja mais).

 

BAHIA: Trabalhadores morrem asfixiados após inalarem fumaça tóxica em Campo Formoso

 

Campo Formoso: Trabalhadores morrem asfixiados após inalarem fumaça tóxica
Foto: Reprodução / Instagram


Dois trabalhadores morreram asfixiados após inalarem fumaça tóxica na localidade de Boca da Mata, próxima ao garimpo do Socotó, na zona rural de Campo Formoso, na tarde desta segunda-feira (11).

 

Para a 98 FM, o responsável pelo garimpo informou que as vítimas teriam ligado um motor para retirar a água do corte com 18 metros de profundidade, porém o equipamento começou a apresentar defeito e gerou a fumaça tóxica.

 

As vítimas foram identidades por Sebastião Manoel dos Santos, de 46 anos, que residia em Boi Morto, e um outro homem conhecido como Zé Leria, do povoado de Tiquara. Os corpos recolhidos por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Senhor do Bonfim (BA).

 

Ainda de acordo com a 98 FM, um representante da Cooperativa Mineral da Bahia (CMB) informou que o garimpo em que as mortes foram registradas está fora da área de abrangência das minas em fase de legalização para a exploração mineral, após a emissão de licenças do Ministério de Minas e Energias e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA).


BAHIA NOTÍCIAS

Bahia de Feira é eliminado e Itabaiana será adversário do Vitória no Pré-Nordestão

 

Bahia de Feira é eliminado e Itabaiana será adversário do Vitória no Pré-Nordestão
Foto: Divulgação / Bahia de Feira


O Bahia de Feira foi eliminado, nesta terça-feira (12), da Pré-Copa do Nordeste. Após empatar em 1 a 1 com o Itabaiana, no tempo regulamentar, o Tremendão sucumbiu nos pênaltis, pelo placar de 3 a 1. Sendo assim, o clube de Sergipe enfrentará o Vitória na próxima fase da competição. 

 

O duelo está marcado para a próxima terça-feira (19), no Barradão, às 21h30. O Pré-Nordestão é um torneio eliminatório que oferece quatro vagas para a fase de grupos do regional. Ao todo, 24 clubes o disputam. 

 

O Bahia de Feira agora volta seu foco para a preparação da temporada 2022. O clube participará do Campeonato Baiano, da Copa do Brasil e da Série D do Brasileirão. 



por Nuno Krause / BAHIA NOTÍCIAS

Ex-presidente da Braskem é condenado a 20 meses de prisão nos EUA


Ex-presidente da Braskem é condenado a 20 meses de prisão nos EUA
Foto: Divulgação/ETH


Ex-presidente da Braskem, José Carlos Grubisich foi condenado a 20 meses de prisão pela Justiça dos EUA, por ter participado de um plano para subornar funcionários da Petrobras. O caso tem relação com as investigações sobre a Odebrecht e a Petrobras dentro da Operação Lava Jato.
 

Grubisich, 64, também terá de pagar US$ 2,2 milhões (R$ 12 milhões) de indenização. A sentença, dada pelo juiz distrital Raymnd Dearie, de Nova York, foi noticiada pela TV Bloomberg.
 

Em abril, Grubisich se declarou culpado das acusações de integrar um esquema de corrupção que movimentou US$ 250 milhões (cerca de R$ 1,4 bilhão pela cotação atual) em propinas para garantir negócios. Ele foi diretor geral e membro do conselho da Braskem e desempenhou diversas funções na Odebrecht.
 

Uma das maiores petroquímicas das Américas, a Braskem era controlada pela Odebrecht (agora rebatizada de Novonor), e tinha também a Petrobrás como acionista.
 

O processo nos EUA é fruto de um acordo de leniência fechado pela Odebrecht e pela Braskem com autoridades brasileiras e americanas no âmbito da Operação Lava Jato. Grubisich é acusado pelo Departamento de Justiça dos EUA (DoJ, na sigla em inglês) de ter participado de um plano de suborno a funcionários do governo brasileiro entre 2002 e 2014, violando a Lei de Práticas Corruptas no Exterior (FCPA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.
 

Ele foi denunciado pelas autoridades americanas em fevereiro de 2019 e preso na porta do avião quando tentou entrar no país para uma viagem de lazer em novembro daquele ano.
 

A denúncia corria em segredo de Justiça, por isso o executivo, que não é delator no Brasil, não sabia que era alvo dela e que poderia ser preso ao ir ao país. Ele ficou detido até abril de 2020, quando saiu após pagar uma fiança de US$ 30 milhões (R$ 168 milhões).
 

Na época da prisão, ele foi acusado pelos procuradores americanos de ter criado caixa dois na empresa. As informações estavam nos acordos de leniência da Braskem que foram firmados com autoridades brasileiras e americanas.
 

Documentos da Justiça dos Estados Unidos e do Brasil indicam que US$ 250 milhões em propinas movimentadas pela Braskem foram depositados em contas bancárias da petroquímica no Brasil, em Nova York e na Flórida.
 

"Como presidente-executivo de uma empresa de capital aberto, Grubisich e outros executivos seniores da Braskem se envolveram em um esquema de fraude e suborno internacional sofisticado em grande escala e, em seguida, mentiram para os acionistas e autoridades dos EUA para ocultar sua conduta criminosa", disse o procurador-geral adjunto em exercício Nicholas L. McQuaid, da Divisão Criminal do DoJ.
 

"Grubisich abusou de sua posição de confiança como presidente-executivo da Braskem para facilitar e ocultar o pagamento de milhões de dólares em subornos para que a Braskem pudesse aumentar seus lucros e seus executivos seniores, incluindo o próprio Grubisich, pudessem se beneficiar pessoalmente", disse o procurador em exercício Mark J. Lesko, do distrito leste de Nova York.
 

A informação de que a Braskem tinha o seu próprio departamento para tratar de propinas aparece em um dos anexos do acordo de leniência da empresa.
 

A companhia afirma que, ainda em 2006, Pedro Novis, então presidente do conselho de administração da petroquímica e um dos executivos que aceitou firmar acordo de delação com a Lava Jato, foi procurado por Grubisich, na época presidente da Braskem. Grubisich, segundo o relato, expôs a necessidade de criação de um mecanismo de caixa dois.
 

"O objetivo seria atender a demandas político-partidárias para o custeio de campanhas eleitorais de candidatos com aderência às agendas institucionais de interesse da Braskem e do setor petroquímico", diz o texto do processo.
 

O documento afirma ainda que ficou claro para Novis que se tratava de um apoio de caráter não oficial: "Com o objetivo de consolidar uma base de relacionamento junto às lideranças políticas e que potencialmente, viesse a contribuir para a solução de temas estratégicos em benefício da Braskem".
 

Outros delatores, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef, que foram condenados na mesma ação penal de Marcelo Odebrecht, disseram em seus acordos com o Ministério Público Federal que o empreiteiro nunca teve envolvimento com as propinas pagas pela Braskem à Petrobras e que esse tipo de negociação era feita com Grubisich, enquanto ele estava à frente da petroquímica.
 

Ao assumir a culpa, o executivo afirmou que conspirou para desviar centenas de milhões de dólares da Braskem para um fundo secreto e que, enquanto CEO da empresa, concordou em pagar subornos a funcionários do governo brasileiro, partidos políticos e outros no Brasil para garantir a manutenção de um contrato para um projeto petroquímico significativo da Petrobras.
 

O executivo também admitiu que falsificou livros e registros da Braskem ao registrar falsamente depósitos feitos para empresas de fachada, como se fossem pagamentos por serviços legítimos. Ele também disse que assinou falsas certificações apresentadas à SEC (Securities and Exchange Commission, agência que regulamenta o mercado mobiliário dos EUA) que, entre outras coisas, atestavam que os relatórios anuais da petroquímica representavam de maneira justa e precisa a situação financeira da empresa.



BAHIA NOTÍCIAS / por Rafael Balago / Folhapress

terça-feira, 5 de outubro de 2021

BAHIA: Com capacitação e todos os protocolos adotados para conter a pandemia; município inicia retornos das aulas presenciais em Ribeira do Amparo.



 A secretária de Educação Lucivan Soares informou que nos últimos meses, a SME vem intensificando as ações de preparação para o retorno gradual das atividades pedagógicas presenciais nas Instituições de Ensino, considerando ainda o contexto da pandemia de COVID-19, para que alunos, suas famílias e profissionais da educação se sintam acolhidos e seguros nesse novo momento.

 “Dentre todos esses cuidados, as ações de adequação e preparação do ambiente escolar visam atender às medidas de biossegurança, em virtude da pandemia de Covid 19, desde a entrada das escolas, aquisição de materiais de limpeza, higienização, formações dos profissionais, comunicação e sensibilização da comunidade escolar”, pontuou Lucivan. 

 O prefeito Germano Santana, apontou que houve um planejamento muito sério para a retomada das aulas, de forma segura e eficaz para atender toda a comunidade escolar.

 “Adotamos protocolos sanitários para os alunos em aulas presenciais. O retorno seguro está sendo possível e plausível pelo empenho da equipe gestora e todos os profissionais da educação, indistintamente reconheço a participação e contribuição de todos”, enalteceu Germano.













 

SJDHDS discute com municípios baianos medida provisória que cria o Auxílio Brasil

 


A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia promoveu nesta quinta-feira (30) uma reunião com representantes das secretarias municipais de assistência social sobre o fim do programa Bolsa Família e criação do Auxílio Brasil. A mudança foi proposta pelo Governo Federal por meio de uma Medida Provisória. 


O objetivo da reunião, realizada pela da Superintendência de Assistência Social da SJDHDS, é explicar aos municípios a proposta apresentada pelo Governo Federal. 

Criado em 2003, o programa Bolsa Família era um dos pilares do Fome Zero, ação com o objetivo de tirar o Brasil do mapa da fome no mundo. Em 2011, com a instituição do Plano Brasil Sem Miséria, o Bolsa Família também foi um dos instrumentos de enfrentamento à pobreza e extrema pobreza no país. 

A reunião foi conduzida pelo coordenador Estadual do Programa Bolsa Família na SJDHDS, Jaimilton Fernandes, e contou com a participação da superintendente de Assistência Social da SJDHDS, Leísa Sousa. 

"O trabalho dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) garante que o Bolsa Família seja esse programa de transferência direta de renda tão exitoso. É papel de cada um de nós defender esse sistema e o programa de forma que ele contribua para a redução da desigualdade e da pobreza na Bahia e no Brasil", pontuou Leísa.

"Esse atual desenho traz uma série de riscos para o SUAS e para o programa. É preciso modernizar o programa, mas mantendo aquilo que funciona, o acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade social", completou a superintendente. 

O Bolsa Família é o maior programa de transferência do mundo, assegurando o direito à renda e alimentação, além de melhorar dados sociais da educação e saúde por meio das suas condicionalidades. 

Dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) mostram que, entre 2002 e 2013, o número de brasileiros em situação de subalimentação caiu 82%.

"O programa retirou 36 milhões de pessoas da situação de extrema pobreza. Além disso, movimentou a economia porque nós sabemos que ninguém usava o benefício para acumular renda, pelo contrário, tudo era revertido na economia local", explicou o coordenador Jaimilton Fernandes.    

"São ganhos sociais e econômicos que não são apenas responsabilidade do Bolsa Família, mas o programa foi o ponto de partida e seguiu sendo um pilar fundamental", completou o coordenador.



SJDHDS - Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social

3ª Avenida, Plataforma 4, nº 390, 1º andar, CAB

CEP 41.745-005 - Salvador - Bahia

domingo, 3 de outubro de 2021

BAHIA: RIBEIRA DO AMPARO É DESTAQUE NO PAA - PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

 



ROLE PARA BAIXO E CONFIRA TODAS AS FOTOS 


O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e entre suas principais finalidades estão o incentivo da agricultura familiar e a promoção do acesso à alimentação. Para o alcance desses dois objetivos, o Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação e valores compatíveis aos de mercado, e os destina às pessoas em situação de Insegurança Alimentar e Nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.



O PAA foi instituído pelo art. 19 da LEI Nº 10.696, DE 02 DE JULHO DE 2003 e atualmente é regulamentado pelo DECRETO Nº 7.775, DE 4 DE JULHO DE 2012. Este marco jurídico possibilitou maior presença do poder público no tocante ao incentivo dos processos de comercialização da produção dos agricultores familiares, bem como os trouxe segurança no planejamento de suas atividades, ofertando-lhes acesso aos mercados e a segurança de comercialização de seus produtos, gerando renda e promovendo inclusão socioprodutiva.



Os alimentos adquiridos diretamente dos agricultores familiares ou de suas associações e cooperativas são destinados à formação de estoques governamentais ou à doação para as pessoas em situação de Insegurança Alimentar e Nutricional, atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição e pelas demais estruturas delimitadas por resoluções do GRUPO GESTOR DO PAA (GGPAA), órgão colegiado de caráter deliberativo com a responsabilidade de normatizar, orientar e acompanhar a execução do Programa.


O PAA evoluiu muito nos últimos anos, inspirando outros programas de compras públicas no Brasil e no exterior, contribuindo sobretudo para o fortalecimento da agricultura familiar e a Segurança Alimentar e Nutricional. Estes avanços só foram possíveis graças ao envolvimento dos seus diversos atores (governo federal, estaduais e municipais, os agricultores familiares e seus empreendimentos familiares rurais, e as unidades recebedoras), o que vem contribuindo progressivamente para a consolidação de seus objetivos.




ROLE PARA BAIXO E CONFIRA TODAS AS FOTOS 


MODALIDADES DE EXECUÇÃO

O Programa vem sendo executado por estados e municípios em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), se desdobrando em seis modalidades.

MODALIDADES DE EXECUÇÃO – PAA

 

COMPRA COM DOAÇÃO SIMULTÂNEA (CDS)

Os produtos adquiridos dos agricultores familiares são doados às pessoas em Insegurança Alimentar e Nutricional, por meio da rede socioassistencial ou equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional e da rede pública e filantrópica de ensino.

ORGÃO EXECUTOR

CONAB, ESTADOS E MUNICÍPIOS

FONTE RECURSOS

MDS

FORMA DE ACESSO

INDIVIDUAL / EMPREENDIMENTOS*

LIMITE

R$ 4,5 MIL / R$ 4,8 MIL

LINK DIRETO

CDS/MDS

 

 

 

 

 

COMPRA DIRETA DA AGRICULTURA FAMILIAR (CDAF)

Com a finalidade de sustentação de preços, permite a aquisição de produtos como arroz, feijão, milho, trigo, sorgo, farinha de mandioca, farinha de trigo, leite em pó integral, castanha de caju e castanha-do-brasil, a preços de referência definidos pelo Grupo Gestor do Programa.

ORGÃO EXECUTOR

CONAB

FONTE RECURSOS

MDS/MDA

FORMA DE ACESSO

INDIVIDUAL / EMPREENDIMENTOS*

LIMITE

R$ 8 MIL

LINK DIRETO

CDAF/MDS

 

 

 

 

 

APOIO À FORMAÇÃO DE ESTOQUES (CPR-ESTOQUE)

Disponibiliza recursos financeiros para a constituição de estoques de alimentos por empreendimentos familiares rurais, para posterior comercialização e devolução de recursos ao poder público.

ORGÃO EXECUTOR

CONAB

FONTE RECURSOS

MDS/MDA

FORMA DE ACESSO

EMPREENDIMENTOS*

LIMITE

R$ 8 MIL

LINK DIRETO

CPR/MDS

 

 

 

 

 

AQUISIÇÃO DE SEMENTES

Permite a compra de sementes, mudas e outros materiais propagativos para a alimentação humana ou animal de empreendimentos familiares rurais e destiná-las aos agricultores familiares.

ORGÃO EXECUTOR

CONAB

FONTE RECURSOS

MDS

FORMA DE ACESSO

EMPREENDIMENTOS*

LIMITE

R$ 6 MILHÕES

LINK DIRETO

SEMENTES/MDS

 

 

 

 

 

COMPRA INSTITUCIONAL (PAA-CI)

Permite que órgãos de administração direta ou indireta da União, estados, Distrito Federal e municípios comprem, com recursos próprios, alimentos para atender suas demandas regulares.

ORGÃO EXECUTOR

ÓRGÃOS PÚBLICOS

FONTE RECURSOS

ÓRGÃOS PÚBLICOS

FORMA DE ACESSO

INDIVIDUAL / EMPREENDIMENTOS*

LIMITE

R$ 8 MIL

LINK DIRETO

PAA-CI/MDS

 

 

 

 

 

INCENTIVO À PRODUÇÃO E AO CONSUMO DE LEITE (PAA-LEITE)

Executada nos Estados da região Nordeste e também o norte de Minas Gerais, o PAA-Leite adquire leite de vaca e também de cabra, e distribui a famílias em situação de vulnerabilidade social.

ORGÃO EXECUTOR

ESTADOS REGIÃO NORDESTE

FONTE RECURSOS

MDS

FORMA DE ACESSO

INDIVIDUAL / EMPREENDIMENTOS*

LIMITE

R$ 4 MIL POR SEMESTRE

LINK DIRETO

PAA-LEITE/MDS

*EMPREENDIMENTOS FAMILIARES RURAIS



PAA - COMPRA INSTITUCIONAL

A modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, criada pelo DECRETO Nº 7.775, DE 4 DE JULHO DE 2012, é definida como compra da agricultura familiar realizada por meio de chamada pública para o atendimento de demandas de consumo de alimentos, de sementes e de outros materiais propagativos, por parte de órgão, entidade ou instituição da administração direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

As aquisições serão feitas dispensando-se o procedimento licitatório, desde que obedecidas, cumulativamente, as seguintes exigências disciplinadas no art. 17 da LEI Nº 12.512, DE 14 DE OUTUBRO DE 2011:

I - os preços sejam compatíveis com os vigentes no mercado, em âmbito local ou regional, aferidos e definidos segundo metodologia instituída pelo Grupo Gestor do PAA; e

II - seja respeitado o valor máximo anual ou semestral para aquisições de alimentos, por unidade familiar, por cooperativa ou por demais organizações formais da agricultura familiar seja respeitado, conforme definido em regulamento; e

III - os alimentos adquiridos sejam de produção própria dos beneficiários referidos no caput e no § 1º do art. 16 desta Lei e cumpram os requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes.

Além disso, deverão ser obedecidos os normativos presentes na RESOLUÇÃO DO GGPAA Nº 50, DE 26 DE SETEMBRO DE 2012, e suas alterações.

A partir de 1º de janeiro de 2016, pelo DECRETO Nº 8.473, DE 22 DE JUNHO DE 2015, do total de recursos no exercício financeiro destinados à aquisição de gêneros alimentícios aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, pelo menos 30% (trinta por cento) deverão ser destinados à aquisição de produtos da agricultura familiar. Esta aquisição poderá ser realizada por meio desta modalidade Compra Institucional.

Trata-se de uma política pública que se utiliza do poder de compra do Estado para promover crescimento e renda local e ainda garante à população o direito à alimentação adequada.

MECANISMO DE FUNCIONAMENTO

QUEM COMPRA

As compras são permitidas para órgãos públicos que fornecem alimentação, como hospitais, forças armadas (Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira), presídios, restaurantes universitários, hospitais universitários, refeitórios de creches e escolas filantrópicas, entre outros.

 

QUEM VENDE

Agricultores familiares, assentados da reforma agrária, extrativistas, comunidades indígenas, quilombolas e demais Povos e Comunidades Tradicionais que possuam Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Os empreendimentos familiares rurais que possuam DAP Jurídica também podem vender nesta modalidade.

 

 

 

PREÇOS DE AQUISIÇÃO

O órgão comprador deverá realizar no mínimo 3 (três) pesquisas no mercado local ou regional. Para produtos orgânicos ou agroecológicos, caso não tenha três fornecedores locais para compor a pesquisa de preço, a sugestão é o acréscimo em até 30% do valor do produto em relação ao preço dos produtos convencionais. É facultativo o uso dos preços de referência utilizados nas compras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

LIMITE DE VENDA

Cada família detentora de DAP física pode comercializar até R$ 20.000,00 (vinte mil reais) por ano, por órgão comprador, independente dos fornecedores participarem de outras modalidades do PAA e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O limite estabelecido para os empreendimentos familiares rurais, detentores de DAP jurídica, é de R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais), por ano, por órgão comprador.

 

DOCUMENTOS E FERRAMENTAS

DOWNLOAD

 

REDE DE EXECUTORES

 

REDE DE AGRICULTORES


 

DOWNLOAD

MANUAL OPERATIVO DO PAA – MODALIDADE COMPRA COM DOAÇÃO SIMULTÂNEA: OPERAÇÃO POR MEIO DE TERMO DE ADESÃO - VERSÃO 1.0 - FEVEREIRO DE 2014.

 

ORIENTAÇÕES E MARCO LEGAL – MODALIDADE COMPRA INSTITUCIONAL DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR - NOVA EDIÇÃO - JULHO/2016.

 

MODELO I  – EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PAA-CI

 

MODELO II – CONTRATO DE COMPRA E VENDA PAA-CI

 

RESOLUÇÕES - GRUPO GESTOR DO PAA (GGPAA)

 

MOC - MANUAL DE OPERAÇÕES CONAB

 

TUTORIAIS SISPAA – PASSO A PASSO

 

 

 

Loja Sumup Tobias Barreto

Loja Sumup Tobias Barreto
79 9 9953-1112 - Rogério