sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

BAHIA: Prefeito assume presidência do Jacobina Esporte Clube

 


A diretoria do Jacobina Esporte Clube (JEC) anunciou na noite de quarta-feira (20) uma decisão surpreendente. O atual prefeito da cidade, Tiago Dias (PCdoB), foi eleito para comandar o time pelos próximos quatro anos. Uma notícia que promete agitar as arquibancadas e também os corredores políticos. As informações são do site Tribuna Regional.

Thiago Dias (de branco) está no terceiro ano de mandato de prefeito

Tiago Dias, conhecido por sua carreira vitoriosa na esfera política, assume agora em um novo desafio à frente do Jacobina Esporte Clube, que disputará a Primeira Divisão do Futebol Baiano em 2024.

Segundo o Tribuna Regional, o novo presidente deixou escapar algumas palavras após a reunião na sede do clube: “Assumir a presidência do Jacobina é uma missão desafiadora, mas acredito que, assim como na política, podemos trabalhar em equipe para alcançar bons resultados. O futebol é uma atividade que une a comunidade e ajuda a promover o desenvolvimento local. Estou dedicado em contribuir para o sucesso do clube e proporcionar momentos de alegria aos nossos torcedores”, disse o prefeito agora também presidente de clube de futebol.


FONTE: CALILA NOTÍCIAS

Áudio Fake: PF identifica autor de gravação e quem pagou por ela em Sergipe

 


A Operação Dublê foi deflagrada em setembro deste ano e visa investigar a divulgação de um “áudio fake” utilizado na campanha eleitoral de 2022 para governo do estado.

Na primeira fase foram apreendidos um smartphone e um computador. Após análise desse material, a PF identificou o nome de quem falsificou, de quem idealizou a manipulação do áudio, de quem intermediou o pagamento e de quem pagou pela falsificação.

A ação de hoje busca identificar novos elementos de provas, como a origem dos recursos utilizados para remunerar o serviço de manipulação do áudio e quem seriam os mandantes da falsificação.

Na operação de hoje, 22, a Polícia Federal identificou quem falsificou, quem idealizou a manipulação do áudio, e quem intermediou o pagamento, além de quem pagou pela falsificação.

A campanha atingida foi de Rogério Carvalho (PT).


FONTE: JORNAL DE SERGIPE


No STF, Dino julgará recurso contra partido que o elegeu senador



Flávio Dino tomará posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em fevereiro e com o assento na Corte, caberá a ele analisar um recurso contrário a uma decisão que beneficiou o PSB no tribunal. O político maranhense foi eleito senador pela legenda em 2022, mas terá que se desfiliar antes de tomar posse no STF.

 

O recurso pede a revisão de uma decisão monocrática de Luís Roberto Barroso – atual presidente do Supremo. O ministro anulou a sentença do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que obrigava o PSB a indenizar a família do piloto que transportava o presidenciável Eduardo Campos no acidente aéreo que matou ambos, em agosto de 2014. As informações são do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias. 

 

Caberá a Dino decidir se rejeita o recurso, se aciona uma das Turmas do STF ou se leva o caso para o plenário. O julgamento caiu no colo de Flávio Dino porque a ação constava do acervo de processos que tinham Rosa Weber como relatora. A ex-ministra assumiu o caso após Barroso ser escolhido presidente da Corte.

 

No entanto, ele poderá se declarar suspeito devido à relação que nutre com o PSB. Isso valeria tanto para a decisão imediata quanto para eventuais julgamentos do caso em uma Turma ou no plenário. A Procuradoria-Geral da República (PGR) já se manifestou contra o recurso.

 

No TST, o PSB disse que não devia indenizações à família do piloto porque não mantinha um vínculo empregatício com ele. A sigla justificou que o transporte aéreo era uma doação de empresários à campanha de Campos e que o acidente ocorreu por erro do piloto.

 

ENCONTRO

Dino esteve com o presidente do PSB, Carlos Siqueira, na última segunda-feira (18), em Brasília. No encontro, Siqueira expressou seu “profundo agradecimento e valorização” pela “contribuição inestimável ao Brasil, ao governo do presidente Lula e ao PSB”.

 

Siqueira afirmou que durante seu mandato Flávio Dino demonstrou "habilidade excepcional" na formação de uma equipe de governo "altamente eficiente". “Sua liderança foi crucial para a implementação bem-sucedida de políticas de justiça e segurança, fundamentais para a estabilidade e bem-estar do nosso país”, avaliou.


FONTE: BAHIA NOTÍCIAS

Foto: Divulgação / PSB

BAHIA: Jerônimo 'pega ar' com jornalista ao ser questionado sobre unidade do grupo



 O governador Jerônimo Rodrigues (PT) discutiu com uma jornalista durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (21), na qual formalizou a pré-candidatura do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) a prefeito de Salvador.

Ao ser questionado por Cintia Kelly, do portal BNews, sobre a unidade do grupo, devido à ausência do deputado estadual Robinson Almeida (PT), que retirou a pré-candidatura em favor de Geraldo Júnior, Jerônimo Rodrigues disse que não iria permitir esse tipo de questionamento.

“Aqui vou falar firme com vocês. Nós não vamos permitir que pergunta desse porte estrague nossa unidade”, disse. Após a resposta, a jornalista questionou, novamente, sobre a suposta existência de arestas no grupo e mais uma vez o governador se recusou a responder. “Você insiste em palavras frias para mim, não foram arestas”, pontuou Jerônimo.

Nas redes sociais, Cintia Kelly definiu o comportamento do governador como “misógino” e disse que “não costuma agir assim com os colegas do sexo masculino”. Em resposta ao caso, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba) se solidarizou com a profissional e classificou como “ríspidas” as respostas oferecidas pelo governador. A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) também lamentou a postura do chefe do Palácio de Ondina.

“Fiel à defesa do jornalismo ético e responsável, a ABI lamenta que atos dessa natureza, frequentemente associados a políticos de extrema direita, sejam reproduzidos por representantes de alas mais progressistas. É dever do jornalista fazer perguntas, por mais incômodas que possam parecer. À fonte, cabe responder ou não, jamais hostilizar o profissional”, diz a nota.


FONTE: METRO1
Foto: Rodrigo Daniel Silva/Metropress

230 bilhões em indenização: Pela terceira vez, Justiça inglesa rejeita pedido de exclusão da Vale em ação bilionária do desastre de Mariana


 

A Justiça inglesa negou, pela terceira vez, o pedido da Vale para sair do processo bilionário de idenização movido por atingidos pelo rompimento da barragem de Mariana, em 2015. A empresa brasileira responde à ação junto com a inglesa BHP.

Na apelação, a Vale argumentou que o processo deveria ser suspenso devido à cláusula de arbitragem contida no acordo de acionistas relativo à Samarco. Ou seja, a empresa brasileira disse que as mineradoras poderiam resolver a questão entre si e não nos tribuanis. 

O pedido negado foi assinado pelo juiz David Waksman, da Suprema Corte da Inglaterra. O magistrado considerou que o argumento da Vale constituía abuso de processo, o que o levou a indeferir o pedido.

Ao todo, a defesa calcula que mais de 720 mil pessoas, instituições e municípios participam da ação que pede R$ 230 bilhões em indenização. O caso corre na Justiça inglesa porque a BHP tem sede em Londres. Na argumentação da BHP, a Vale também precisa responder ao processo que pede indenização, uma vez que também compartilhava o controle da Samarco.


FONTE: METRO1

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Faroeste: Delegatário de cartório no oeste baiano perde cargo por determinação da Corregedoria do TJ-BA

 


A Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aplicou a pena de perda da delegação a Davidson Dias de Araújo, então titular do Cartório de Registro de Imóveis e Hipotecas, Títulos e Documentos e Registro Civil das Pessoas Jurídicas da comarca de Formosa do Rio Preto, no oeste do estado. Ele já estava afastado cautelarmente das funções. 

 

Araújo é investigado em processo que aponta suposto esquema de venda de sentenças objeto da Operação Faroeste. O delegatário é acusado de cancelar 58 matrículas de terras, entre elas, as matrículas que são objetos da força-tarefa.

 

Conforme investigação da Corregedoria, o papel de Davidson Dias de Araújo era dar aparente segurança e eficiência aos atos, sem observar as prescrições legais, em  desacordo com a correção do exercício profissional. Durante a sua suposta atuação no esquema, ele também não teria observado a ausência de informações do instrumento de procuração com a finalidade de representação do borracheiro José Valter Dias, da esposa do borracheiro, Ildenir Gonçalves Dias, além de Joilson Gonçalves Dias.

 

Diante da determinação, datada de 18 de dezembro e publicada nesta sexta-feira (21), a CCI declara a vacância do cargo no Cartório de Registro de Imóveis e Hipotecas, Títulos e Documentos e Registro Civil das Pessoas Jurídicas da comarca de Formosa do Rio Preto. Até a devida ocupação da vaga, o delegatário Yuri Daibert Salomão de Campos atuará como responsável interino da unidade.



FONTE: BAHIA NOTÍCIAS / Camila São José


CONSELHEIROS ANALISAM CONTAS DE MAIS 7 PREFEITURAS NA ÚLTIMA SESSÃO DO ANO NO TCM/BA


Na última sessão plenária do ano do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, realizada nesta quinta-feira (21/12), os conselheiros recomendaram às câmaras de vereadores, a aprovação com ressalvas das contas de mais sete prefeituras baianas. Duas delas referentes ao exercício financeiro de 2021, e, as demais, ao de 2022. Os pareceres apresentados englobam tanto as contas de governo quanto as de gestão.

Foram analisadas e aprovadas com ressalvas as contas de 2021 das prefeituras de Nova Itarana e Prado, da responsabilidade dos gestores Antônio Dannilo Italiano de Almeida e Gilvan da Silva Santos, respectivamente.

Já em relação ao exercício de 2022, foram analisadas e aprovadas com ressalvas as contas das prefeituras de Campo Formoso, da responsabilidade do prefeito Elmo Aluízio Vieira Nascimento; de Ichú, José Gonzaga Carneiro; Irará, Derivaldo Pinto Cerqueira; Mansidão, Djalma Ramos de Oliveira, e, Ourolândia, José Raimundo Araújo de Souza.

Após a aprovação do voto, os conselheiros apresentaram Deliberação de Imputação de Débito com multa no valor de R$1 mil (Mansidão); R$1,5 mil (Ichú); R$2 mil (Campo Formoso e Irará); R$3,5 mil (Nova Itarana e Prado) e R$5 mil (Ourolândia) aos gestores, em razão das ressalvas contidas no relatório técnico.

Cabe recurso das decisões.


FONTE: TCM/BA


 

domingo, 17 de dezembro de 2023

SERGIPE: Mensagem do Vereador Miguelão após a última sessão do ano em Tobias Barreto

 


Inicialmente não posso deixar de agradecer novamente ao nosso Bom Deus e ao povo de Tobias Barreto, por ter me dado o privilégio de ser um dos seus representantes. É por demais honroso, para qualquer pessoa, fazer parte de uma Casa Legislativa como esta Câmara de Vereadores, formada por pessoas tão brilhantes, e por onde já passaram cidadãos de alto gabarito.

Porém, mais do que isso, não apenas tenho a inenarrável honra de ser vereador, mas também por ter sido um dos mais votados.

Ocupar esta cadeira, por mais honroso que seja, não é para mim motivo de vaidade, nem de arrogância, mas, ao contrário, gera em mim um sentimento de responsabilidade, dever e gratidão.  Engana-se grandemente quem pensar que determinada pessoa está no poder, simplesmente por ser eleito para ocupar um posto político, ainda que seja o mais importante de todos. Não, ninguém, a não ser o povo, está no poder, pois a Constituição Federal diz que todo poder emana do povo, que poderá exercer o poder de forma direta, ou poderá exercer o poder por meio dos seus representantes eleitos.

Portanto, quem está no poder, ou melhor, quem tem o poder é o povo, e nós não passamos de meros instrumentos, ou melhor, de simples mandatários do nosso povo. O poder é do povo, sempre foi assim, e assim sempre será. Mesmo que sejamos eleitos e reeleitos várias e várias vezes, ainda assim chegará o dia em que não ocuparemos mais nenhum cargo, porém o povo continuará exercendo o poder.

Assim, tenho para mim que, na qualidade de vereador sou apenas alguém que deve servir ao meu povo e respeitar os nossos servidores e colegas vereadores.

Estamos entrando de recesso, mas apenas das sessões legislativas ordinárias, porém, mesmo durante o recesso, todos nós, eu e meus colegas vereadores, estamos à total disposição de qualquer cidadão que necessite do Poder Legislativo, e se for o caso, mesmo durante o recesso, através do nosso presidente, convocaremos reuniões extraordinárias a qualquer momento. Ficaremos de prontidão. Basta apenas que seja necessário!

Muito obrigado.


Loja Sumup Tobias Barreto

Loja Sumup Tobias Barreto
79 9 9953-1112 - Rogério