domingo, 22 de maio de 2022

STJ derruba decisão que exigia volta do licenciamento de veículos em papel moeda

 

STJ derruba decisão que exigia volta do licenciamento de veículos em papel moeda
Foto: Divulgação

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, suspendeu na sexta-feira (20) uma liminar do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que determinava a volta do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) impresso em papel moeda.


A decisão do TRF4 invalidou as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que instituíram o documento digital e permitiram sua impressão em papel simples pelo próprio dono do carro.


Ao suspender a liminar, Humberto Martins considerou que a volta do documento em papel moeda, substituindo o documento digital adotado pelo Contran, representaria lesão à economia pública, por gerar despesa anual superior a R$ 603 milhões, "cuja imprescindibilidade relativa à segurança não se encontra bem definida nos autos". Segundo ele, diante dessa expectativa de custo, convém que o tema seja discutido amplamente e que qualquer mudança só venha a ser implementada após a conclusão definitiva do processo que tramita na Justiça Federal.

 

A Resolução 809/2020 do Contran instituiu o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e) para substituir o tradicional documento emitido em papel moeda, todos os anos, pelos Detrans estaduais. As informações são do Superior Tribunal de Justiça.




BAHIA NOTÍCIAS

Justiça aprova inclusão de homens trans no programa que distribui absorventes

 

Justiça aprova inclusão de homens trans no programa que distribui absorventes
Foto: Marco Verch/ Flickr


O Tribunal de Justiça de São Paulo aprovou o pedido para inclusão de pessoas transmasculinas na lei que institui programa de distribuição de absorventes descartáveis e itens de higiene na rede municipal de ensino da Capital.

 

Segundo o Exame, esse é o primeiro  precedente do país que reconhece a existência e a necessidade de transmasculinidades serem incluídas em políticas públicas, que originalmente foram direcionadas apenas para mulheres.

 

Com a lei, pessoas que nasceram em corpos com genitálias femininas, mas ao longo dos anos se entenderam como homens, também deverão ter direito aos itens de saúde básica. A ação foi proposta pelo PSOL após o prefeito Ricardo Nunes sancionar a lei municipal nº 17.574, em 12 de julho de 2021, que excluía pessoas que não se identificam com o gênero feminino da política pública.

 

A vereadora Erika Hilton (PSOL) frisou a importância do projeto de lei, classificando-o como ‘essencial’. “Quando conectamos a menstruação ao corpo dito feminino estamos também invisibilizando outras possibilidades de existência”, atentou. “Sabendo que grande parte da população trans não é incluída no meio estudantil por diversas violências que ocorrem nas escolas, devemos garantir que essas pessoas possam ter acesso aos itens de higiene, bem como às orientações e acompanhamentos oferecidos”, destacou.




BAHIA NOTÍCIAS

Promovido pela SME de Ribeira do Amparo, o segundo dia de diálogo literário com alunos foi muito proveitoso e emocionante.

 


Dessa vez foi a sede do município que realizou mais uma etapa da feira cultural.

Com o tema “Literatura é Cultura” o segundo dia da Feira Cultural 2022 foi emocionante e já deixou todos com saudades e pensando em novos eventos desse porte.

Promovido pela SME de Ribeira do Amparo, o diálogo literário com alunos foi muito proveitoso e emocionante.

















SERGIPE: SSP detalha normas de solicitação para policiamento ostensivo de eventos festivos

Diretrizes são válidas para eventos públicos e privados em todo o estado


A Secretaria da Segurança Pública (SSP) detalhou, nesta sexta-feira (20), a portaria nº 219/2022, publicada em 17 de maio, que regulamenta as providências necessárias para a solicitação de policiamento ostensivo específico em eventos festivos, sejam públicos ou privados, em todo o Estado de Sergipe. Os eventos festivos, que não sejam de natureza itinerante, deverão ser realizados em local fechado, onde se possa controlar o acesso e realizar revista individual nas entradas, mas que esse controle não inviabilize a saída em casos de urgência.

Conforme a portaria nº 219/2022, o organizador do evento ficará responsável pela segurança e manutenção da ordem na área interna do local do evento, cabendo à Polícia Militar a realização do policiamento ostensivo nas áreas adjacentes. 

Além disso, o responsável pelo evento deverá protocolar a solicitação de policiamento ostensivo, com no mínimo 20 dias de antecedência, no Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) - para os eventos realizados em Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’Ajuda, Laranjeiras, Divina Pastora, Riachuelo, Maruim e Santo Amaro das Brotas. O CPMC fica localizado na Rua Serafim Bonfim, 440, bairro Santos Dumont, Aracaju (Anexo do QCG).

Já para os eventos nos demais municípios de Sergipe, a solicitação de policiamento ostensivo deve ser protocolada - também com 20 dias de antecedência - no Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI), que fica localizado na avenida Augusto Franco, 3150, bairro Ponto Novo, em Aracaju (Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha).

Ainda segundo a portaria, recebida a solicitação, a organização policial responsável, notificará os organizadores do evento para comparecerem em até cinco dias úteis após o protocolo de entrada da solicitação de policiamento, a fim de que tomem ciência do parecer da Polícia Militar acerca do emprego de policiamento ostensivo extraordinário para atendimento da demanda de segurança pública gerada pelo organizador do evento.

Nos casos em que a Polícia Militar identifique irregularidades no local do evento que ensejem danos ou risco à segurança de seus participantes, o fato será imediatamente comunicado ao Ministério Público Estadual, por meio de representação circunstanciada, objetivando a tomada das medidas pertinentes.

 

O coronel Marcony Cabral reiterou a necessidade do prazo para que a segurança pública esteja totalmente preparada para atuar diante da realização dos eventos. Além disso, o comandante da Polícia Militar reiterou que solicitações feitas com menos de 20 dias de antecedência não serão recebidas. "O prazo é extremamente importante porque são muitos eventos e a demanda é muito grande no momento atual. Nós precisamos garantir que essas pessoas vão e voltem com segurança. E para isso precisamos de planejamento", enfatizou. 

Confira a portaria na íntegra, clicando aqui

 


Mais de 400 delegados deixam cargos na Bahia: Policiais dizem que renunciaram a postos comissionados em protesto contra tratamento dado a categoria

A Polícia Civil disse que o Gabinete da Delegada-Geral ainda não recebeu o documento oficial informando da entrega dos cargos comissionados


A Polícia Civil disse que o Gabinete da Delegada-Geral ainda não recebeu o documento oficial informando da entrega dos cargos comissionados - 


Mais de 400 delegados da Polícia Civil, nesta quarta-feira, 18, entregaram cargos comissionados que ocupavam. Quem fez o anúncio foi o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (ADBE), que emitiu um comunicado explicando a decisão.

Na nota, os representantes da categoria dizem que não estão conseguindo ter um diálogo sobre a situação dos delegados baianos com o governo estadual e reclamam do governador Rui Costa (PT) por não participar das negociações o que, segundo eles “...deixa cristalino o fato de que a segurança pública em nosso estado nunca foi preocupação do governador Rui Costa”.

“Vivemos tempos sombrios, de autoritarismo, com este malversado governo, mas a Ade, durante todo o período de negociação, respeitou as linhas impostas, a fim de contribuir com o delineamento de um campo democrático que se fundamenta no diálogo, no entendimento e na compreensão. Assim, esta entidade de classe atuou incessantemente nos bastidores visando preservar os interesses dos delegados, apelando ao bom senso e à responsabilidade de quem detém o poder de decisão”, diz a nota.

A Ade explicou ainda que a decisão de renunciar aos cargos já havia sido adiada, pois a categoria aguardava que as necessidades fossem atendidas. O sindicato acusou a atual gestão do Estado de ser “a pior gestão da segurança pública nos últimos 20 anos” e que trata os servidores com “desprezo”.

A Polícia Civil disse, em nota, que o Gabinete da Delegada-Geral ainda não recebeu o documento oficial informando da entrega dos cargos comissionados por parte de delegados e que entende que a entrega não desobriga os delegados de continuarem a exercer suas atribuições previstas em Lei.

“A instituição reafirma seu compromisso de proteger e servir a sociedade e está ciente de sua responsabilidade na intensificação dos trabalhos de polícia judiciária, tendo sempre como prioridade a segurança do povo baiano”, finalizou o comunicado.


FONTE: A TARDE

sexta-feira, 20 de maio de 2022

BAHIA: DIÁLOGO LITERÁRIO COM O ESCRITOR, JORNALISTA E APRESENTADOR RICARDO ISHMAEL É DESTAQUE EM RIBEIRA DO AMPARO

 


Com o tema “Literatura é Cultura” o povoado Barrocas abriu com chave de ouro o primeiro dia da Feira Cultural 2022.

Promovido pela SME de Ribeira do Amparo, o diálogo literário com alunos da pré-escola ao quinto ano do fundamental foi muito proveitoso e emocionante.















quarta-feira, 18 de maio de 2022

SERGIPE: Ciclistas Tobienses são destaques do Suba100 Milhas MTB de Santa Terezinha 2022

Nos dias 14 e 15 de maio a cidade baiana se torna a capital Brasileira do ciclismo. Um evento com a participação 1.800 atletas.




A cidade de Tobias Barreto foi muito bem representada pelos seguintes atletas;

Cris Calazans

Mirandy Freitas

Lenilton Garcia

Tarcísio Tubarão

Thiago Bultovisk

 

O SB100 é realizado desde 2015 na Bahia, em um cenário único. No stage 01 a mata atlântica e suas características, no stage 02 a caatinga brasileira impõe um ambiente hostil, com um “sol para cada um”, nela os Inselbergs, formações rochosas encontradas na região, são as “ilhas terrestres” e dão um toque todo especial a este desafio, onde os atletas percorrerão 100 Milhas com uma altimetria desafiadora e uma estrutura digna das melhores expectativas.





Resultados no link

https://drive.google.com/file/d/1u6qDJ4xuFnGPKzbgaqaJPh3XX6ZP7KgZ/view%3Fusp%3Ddrivesdk.


Por Fram Marques

Professor, jornalista e publicitário DRT 2308 MTB/SE

Com informações do SUBA100 Milhas MTB

Edição Santa Terezinha 2022


















quinta-feira, 5 de maio de 2022

ITAPICURU: LICITAÇÃO BR-349: SAMBAÍBA/LAGOA REDONDA

 



A Comissão Permanente de Licitação - CPL da SEINFRA, em conformidade com a Lei Estadual nº. 9.433/05 e disposições do Edital da Licitação, torna público o resultado da licitação acima referida, cujo objeto é a Restauração em CBUQ na Rodovia BR-349, trecho: Passagem Urbana dos Distritos de Sambaíba e Lagoa Redonda, município: Itapicuru, extensão: 3,40 km.

Empresa vencedora: GL Empreendimentos Ltda.

CNPJ nº: 07.308.813/0001-92.

Valor total R$ 9.314.903,91

(nove milhões, trezentos e quatorze mil, novecentos e três reais e noventa e um centavos).


FONTE: SEINFRA/BA / JOILSON COSTA

BAHIA: PREFEITO É PUNIDO POR IRREGULARIDADES EM CONTRATAÇÃO

 

 

Na sessão desta quinta-feira (05/05), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia acataram, parcialmente, denúncia formulada contra o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino de Oliveira, por irregularidades em chamamento público realizado no exercício de 2019. O objetivo do certame era a contratação de organização social, para o gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde no Hospital Municipal de Simões Filho. O contrato era estimado em mais de R$42 milhões.

O conselheiro Nelson Pelegrino, relator do processo, determinou que o gestor não promova a prorrogação do contrato de gestão proveniente do chamamento público nº 001/2019, cuidando, ainda, para que seja realizada uma nova licitação. O gestor foi multado em R$4 mil pelas irregularidades.

A denúncia foi apresentada pela Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Castro Alves, que acusou o prefeito de ter cometido as seguintes irregularidades: não ter numerado o processo administrativo relativo ao chamamento público; não ter realizado a devida pesquisa de mercado; não ter submetido o processo administrativo ao órgão de controle interno; não ter republicado – com reabertura de prazo – o edital do chamamento público após modificação num de seus itens; e não ter apresentado o ato de nomeação da comissão julgadora.

Ressaltou, também, que a administração não providenciou a participação da comissão julgadora e do Conselho Gestor das Organizações Sociais nas sessões realizadas; não apresentou justificativa quanto a exigência de garantia de proposta, com base na qual a inabilitou a denunciante; não prestou os esclarecimentos devidos em sede administrativa; e habilitou entidade concorrente em desacordo com o edital.

Para o conselheiro Nelson Pellegrino, a alteração do edital, instantaneamente, gerou para a administração a obrigação de realizar nova publicação, com a subsequente reabertura de prazo aos interessados em participar do certame. Isso porque a alteração realizada afetou substancialmente a formulação da proposta, “não só no seu reflexo direto quanto ao preço, mas, mais do que isso, a mudança foi tão grande que afetou a possibilidade de outros interessados, que não atendiam a exigência anterior, tentassem participar da licitação, ou seja, restringiu-se injustificadamente a possibilidade de maior competição”.

A relatoria constatou ainda que, de fato, nem todas as laudas da cópia integral do processo administrativo indicam numeração da página; e que os termos dos Contratos de Gestão não foram submetidos ao Conselho de Gestão das Organizações Sociais, descumprindo o estabelecido no artigo 23, da Lei Municipal nº 830/2010.

O Ministério Público de Contas, através do procurador Danilo Diamantino, opinou pela procedência parcial com aplicação de multa ao prefeito denunciado. Sugeriu, também, o acompanhamento do contrato de gestão pelo período de um ano, a fim de ser verificada “a legitimidade, a economicidade e a razoabilidade dos gastos a ele relacionados”.

Cabe recurso da decisão.


Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

SERGIPE: Nova Loja Styllus Lingerie é inaugura em Tobias Barreto



Localizada na Avenida Luiz Alves de Oliveira Filho, próximo ao monumento da máquina de costura.

 

O estabelecimento comercial faz parte do projeto de expansão da marca na região e conta com um espaço inovador com uma experiência única para todos os seus clientes.


O crescimento da marca oferece também oportunidades aos empreendedores locais e regionais que desejam ter o seu próprio negócio.

 

A nova loja conta com uma equipe de alta performance e treinada para realizar um atendimento exclusivo para todos os clientes.

Com visão de futuro, a loja tem um compromisso com a cidade perante a economia local, com práticas em favor do progresso da cidade.

 

 

Por Fram Marques, DRT 2308/MTBSE

Professor, Jornalista e Publicitário.
































































 

Loja Sumup Tobias Barreto

Loja Sumup Tobias Barreto
79 9 9953-1112 - Rogério