O Esporte Clube Vitória refinou a sua marca. Após meses de estudo e imersão na história do clube junto à Agência Hike, o projeto de rebranding se concretiza trazendo uma marca que traduz o perfil e as particularidades de cada grupo de torcedor. O objetivo do rebranding é uniformizar o diálogo, direcionar a comunicação e posicionamento do clube. As marcas, ações e novidades terão uma identidade uniformizada, norteadas pelas mesmas diretrizes, mas adaptadas às propostas de cada perfil.
A modernização da marca é voltada para os novos meios de contato da torcida e resumem em suas representações a essência e a personalidade do ECV.
As mudanças começam através de finos ajustes no Leão Imperial, brasão e monograma. O clube também apresenta as novas marcas do Sou Mais Vitória e TV Vitória – Betnacional. Além disso, o Vitória lança os novos projetos que são o Podcast do Leão e a comunicação direta com o torcedor via Whatsapp; uma arquitetura de marca bem estruturada faz com que o torcedor identifique a similaridade entre toda a comunicação visual do clube, garantindo assim, consistência e unidade visual para a instituição.
Animado com as mudanças, o presidente Fábio Mota celebrou este momento. “É um momento muito especial para o Vitória. Precisávamos melhorar a comunicação com o nosso torcedor. Teremos a nova marca do Sou Mais Vitória, a nova TV Vitória, o Podcast do Leão e também a comunicação direta com o torcedor via Whatsapp. A partir disso, fizemos um lindo trabalho que a torcida poderá conferir nas nossas redes sociais”.
A nova identidade reforça que o Vitória é um clube de esportes, que nasceu para reunir pessoas de todas as idades, gêneros, classes sociais, que partilham do inconformismo e da crença inabalável na vitória. Juntos despertamos um no outro uma vontade indomável de se superar. Juntos torcemos até o fim.
As inovações trarão mais modernidade e identidade para o torcedor rubro-negro, assim como um manual de marca completo para guiar ações e futuros desenvolvimentos gráficos do clube.
REBRANDING ESPORTE CLUBE VITÓRIA NOSSO NOME É A NOSSA HISTÓRIA!
No clube desde 2021, o gerente de marketing, Rafael Curvello, liderou o projeto de rebranding com o apoio da agência Hike, ele destaca a importância e explica o porquê das mudanças. “O clube percebeu a necessidade de criar uma nova identidade visual capaz de gerar mais identificação entre os torcedores em todos os seus pontos de contato; as diferentes sub- marcas careciam de um fator capaz de balizar o seu diálogo com o torcedor. O rebranding foi idealizado para modernizar a marca e reforçar o seu posicionamento ao mesmo tempo que preza pelos seus valores e pela história de 123 anos. Dessa forma, o Vitória refinou sua marca para se adaptar ao momento presente, visando também estar pronto para novos projetos comerciais”.
Os novos elementos e peças gráficas englobam desde postagens nas redes sociais até as novas pinturas no Barradão. Cada detalhe foi pensado para traduzir a essência e história do time, mas se adequando ao torcedor e seus novos contextos. A nova identidade visual reforça e aproxima do público jovem que cresce junto com o clube;
Fernanda Queiroz, head de branding da Hike, também falou sobre as mudanças. “O projeto de rebranding de um clube centenário é um processo bem desafiador pois, apesar de ser uma instituição, a conexão com um time de futebol é carregada de emoções e significados que vão muito além do esporte. Fizemos uma pesquisa aprofundada na história do clube, conversamos com muitos torcedores para conseguir decodificar esse DNA do Esporte Clube Vitória, entendendo o que o conecta à sua torcida e o que é intrínseco a todos os momentos de glória da sua história. A partir daí, construímos uma estratégia de marca consistente que, aliada à nova identidade visual, comunica a essência e o legado que o time carrega, além de estar mais conectada com o futuro do clube e adaptadas para os novos canais e formatos de comunicação”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário