quinta-feira, 28 de novembro de 2024

SERGIPE: Clubes de Desbravadores são homenageados com Moção de Aplausos aprovada pela Câmara de Vereadores em Tobias Barreto

 



A propositura é de autoria do vereador Miguelão Freitas (PSD).

MOÇÃO DE APLAUSOS.

Ementa – Apresenta votos de aplausos aos irmãos evangélicos das IGREJAS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA. Em especial aos líderes e membros dos CLUBES DE DESBRAVADORES; CÉU E MAR da igreja central oeste e COMANDO ESTELAR da igreja central.

Pelo desempenho e dedicação na participação do 2º Campori da União Leste Brasileira. Assim como o senhor Claudenilson, pela busca incansável junto ao nosso gabinete, buscando o transporte e logística para ambas as equipes.

De 13, a 17 de novembro o 2º Campori da União Leste Brasileira, reuniu cerca de 23 mil desbravadores da Bahia e Sergipe no Parque de Exposições João Martins da Silva, em Feira de Santana, Bahia. Com o tema “Resgatados, ” o evento é promovido pela sede administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia para os dois estados e transformou o local em uma verdadeira “cidade” dos Desbravadores, proporcionando dias intensos de lazer, aprendizado e fé.

A presente moção é fruto do reconhecimento desta Casa Legislativa, em observar e valorizar todo empenho e dedicação dos homenageados no desenvolvimento de suas atribuições de forma exemplar”, falou Miguelão.

Destacando que os Desbravadores estão presentes em mais de 160 países, com mais de dois milhões de participantes.

A homenagem destaca o “excelente trabalho que tem desenvolvido em nossa cidade”. E cita que a atuação dos Desbravadores visa “auxiliar a comunidade em projetos sociais, levando mensagem de esperança através de doações de sangue, alimentos, agasalhos, contribuir no crescimento mental, espiritual e físico de cada desbravador, independentemente de sua classe, cor ou religião”.

A Moção também cita o “despertar” da criatividade em ações culturais e esportivas.

Em discurso, Miguelão agradeceu a presença dos membros e lideranças dos Desbravadores. O parlamentar destacou que os Desbravadores atuam no ensinamento de valores, inclusive. “Valores que eu defendo, como família, como respeito, como ordem”, afirmou, destacando que a atuação se dá pelo “trabalho completamente voluntário”.

Miguelão também disse que os Desbravadores ajudam a disseminar ensinamentos sobre “civismo, honra à bandeira, pátria”. E que, nesse sentido, também estavam sendo homenageados pelo “trabalho excelente que dedicam às crianças e adolescentes do município”.

 

 

Por Fram Marques, DRT 2308MTBSE

Professor, Jornalista e Publicitário.














domingo, 24 de novembro de 2024

Primeira parcela do 13º salário deve ser pago até esta sexta-feira

 


Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela paga até esta sexta-feira (29). A partir de 1º de dezembro, o empregado com carteira assinada começará a receber a segunda parcela, que deve ser paga até 20 de dezembro.

 

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia neste ano. Em média, cada trabalhador deverá receber R$ 3.096,78.

 

Essas datas valem apenas para os trabalhadores na ativa. Como nos últimos anos, o décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado. A primeira parcela foi paga entre 24 de abril a 8 de maio. A segunda foi depositada de 24 de maio a 7 de junho.

 

Quem tem direito
Segundo a Lei 4.090 de 1962, que criou a gratificação natalina, têm direito ao décimo terceiro aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Dessa forma, o mês em que o empregado tiver trabalhado 15 dias ou mais será contado como mês inteiro, com pagamento integral da gratificação correspondente àquele mês.

 

Trabalhadores em licença maternidade e afastados por doença ou por acidente também recebem o benefício. No caso de demissão sem justa causa, o décimo terceiro deve ser calculado proporcionalmente ao período trabalhado e pago junto com a rescisão. No entanto, o trabalhador perde o benefício se for dispensado com justa causa.

 

Cálculo proporcional
O décimo terceiro salário só será pago integralmente a quem trabalha há pelo menos um ano na mesma empresa. Quem trabalhou menos tempo receberá proporcionalmente. O cálculo é feito da seguinte forma: a cada mês em que trabalha pelo menos 15 dias, o empregado tem direito a 1/12 (um doze avos) do salário total de dezembro. Dessa forma, o cálculo do décimo terceiro considera como um mês inteiro o prazo de 15 dias trabalhados.

 

A regra que beneficia o trabalhador o prejudica no caso de excesso de faltas sem justificativa. O mês inteiro será descontado do décimo terceiro se o empregado deixar de trabalhar mais de 15 dias no mês e não justificar a ausência.

 

Tributação
O trabalhador deve estar atento quanto à tributação do décimo terceiro. Sobre o ele, incide tributação de Imposto de Renda, INSS e, no caso do patrão, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. No entanto, os tributos só são cobrados no pagamento da segunda parcela.

 

A primeira metade do salário é paga integralmente, sem descontos. A tributação do décimo terceiro é informada num campo especial na declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física.



BAHIA NOTÍCIAS / Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

BAHIA: Grandes nomes do mundo cervejeiro se reúnem no Congresso Internacional da Cerveja

 


Começou na manhã de sexta-feira (15) o Congresso Internacional de Cerveja – Conib, um dos principais eventos do setor cervejeiro do Brasil,  que integra a programação da segunda edição do Bahia Beer – Festival de Cerveja de Alagoinhas.

O Conib reúne profissionais do mercado cervejeiro, para discussões técnicas, oportunidade de aprendizado e troca de experiência. A programação do evento inclui palestras, painéis e workshops, ministrados por 14 especialistas de diversos países do mundo.

O primeiro dia de evento começou com a palestra de Tara Nurin, da Filadélfia, Estados Unidos, jornalista, professora e escritora especialista em bebidas, restaurantes e viagens. Tara falou sobre a presença de mulheres no mercado e como fazer do local de trabalho um local acolhedor para trabalhar.

Em seguida, foi a vez do brasileiro Rodolfo Rabelo falar sobre o processo de malteação da cerveja. A programação continuará com a fala do polonês Jan Lichiota e da brasileira Rosi Dedekind. O palestrante brasileiro Julio César Machado Junior dará seguimento com a palestra cujo tema foi lúpulo e análise sensorial. Para finalizar, Charles Guerrier, de Singapura, falará sobre o mercado de cerveja artesanal e seu desenvolvimento na Ásia.

Sobre o Bahia Beer, o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacellar, falou da importância de seu alcance internacional e seu impacto positivo para o município. “Um festival com essa magnitude vai fortalecendo a economia que gira no entorno da produção de cerveja, de rótulos, de embalagens, de produtos que servem para a produção de cerveja, para a indústria de frios, umbilicalmente ligada à produção de cerveja; vai servir também para a indústria de hotéis e com isso, vai influenciar o dia a dia do morador de Alagoinhas”, pontuou Bacellar.


FONTE: TV CONTEÚDO / Apolo Miranda


SERGIPE: Aracaju recebe atletas do Ironman 70.3 com tradição junina e calor humano


A capital sergipana está sediando uma das provas mais desafiadoras do triatlo mundial: o Itaú BBA Ironman 70.3, que ocorrerá no próximo domingo, 24. E para garantir que os atletas visitantes se sintam em casa, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), tem recebido os competidores com a hospitalidade marcante do povo aracajuano.

Na manhã desta sexta-feira, 22, os atletas que chegaram ao Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria foram recebidos por uma verdadeira festa de forró pé de serra. O casal de quadrilheiros juninos, Helder Gomes e Crislayne Viana, encantou os visitantes com xote, xaxado e baião, mostrando a alegria e o carisma que fazem da capital sergipana um destino inesquecível.

Entre os atletas que desembarcaram, a animação era visível. Pedro Pereira Barreto Guimarães, de São Paulo (SP), já chegou entrando no clima da cidade e da competição. “Eu quero me divertir muito. Eu já vim para cá, acho bem bacana competir aqui, que tem o melhor asfalto do Brasil que eu já pedalei. Venho treinando bastante no calor, então estou animado. Estou aclimatado, porque sei que o calor daqui é intenso. Eu gostei de Aracaju, gostei das pessoas, senti um povo muito acolhedor. Estou bem empolgado para essa competição e poder fechar o ano com chave de ouro”, disse Pedro, que já conheceu Aracaju em outra competição no início deste ano, o Caranguejoman.

A recepção calorosa e a cultura local também encantaram Daniel Muller, de Cuiabá (MT), que está em Aracaju pela primeira vez. “Espero encontrar uma prova muito dura, quente, mas por eu ser de Cuiabá, estou acostumado com o calor. Chegar aqui no aeroporto e ver essa receptividade faz toda a diferença, vocês estão de parabéns. Traz a cultura, traz a simpatia, o carisma, isso é muito importante para a gente”, afirmou.

Emerson Alves Ribeiro, também paulista e estreante na cidade, não conteve a emoção. “Ao chegar aqui e encontrar essa recepção, já me reenergizei, fiquei arrepiado. Eu sou descendente de nordestinas, então eu pirei. Isso vai me motivar cada vez mais. Estou na ansiedade por conta do clima, pois em São Paulo a temperatura é um pouco amena, e estamos na expectativa de ver qual será a temperatura no domingo, dia da prova. A previsão é de 30 a 32 graus, então acho que vai dar para fazer uma boa prova. Meu objetivo é melhorar meu tempo sempre”, revelou Emerson.

De acordo com o secretário municipal do Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, o esporte e a cultura andam de mãos dadas com o turismo. “É uma forma de reforçar nossa identidade cultural por meio do nosso forró e acolher a todos de maneira calorosa e hospitaleira. Agradeço à direção da Aena Brasil por ter permitido essa nossa ação na sala privativa de desembarque do Aeroporto, mostrando que a empresa é uma grande parceira da nossa gestão para o fortalecimento do nosso turismo”, destacou.

Para Jéssica Passati, também de São Paulo e já com experiência em Aracaju, a cidade é sinônimo de hospitalidade. “Uma cidade muito receptiva, o mercado municipal é lindo, um lugar que encanta. Pisar aqui e já ser recebida com essa apresentação de quadrilheiros foi muito bom, eu já cheguei dançando e animada. Estou nervosa para a competição de domingo, que será a minha primeira prova do tipo 70.3. O calor assusta um pouco, mas estou bem animada. Eu espero dar o meu máximo e fazer bem a prova”, contou Jéssica bastante empolgada.

Isabela Niedo, de Campinas (SP), também está estreando na cidade e sentiu a hospitalidade de Aracaju logo de cara. “Foi muito gostoso, ser bem recebida é sempre muito bom e isso já traz uma boa imagem da cidade. A gente passa a conhecer um pouco mais da cultura local. Estou bem animada, pois conhecer um lugar novo e poder fazer o que a gente ama é muito bom. Acho que os maiores desafios para essa prova serão o calor e o vento”, disse Isabela, cheia de expectativas.

Aracaju não só recebe os atletas com calor humano, mas também apresenta o que há de melhor da sua cultura e hospitalidade nordestina. Além da recepção junina no aeroporto, a Setur montou um estande no IronMan Village, o centro de convivência da competição, localizado na Praça de Eventos da Orla da Atalaia. Lá, os visitantes podem aproveitar apresentações de trio pé de serra, o casal de quadrilheiros juninos, acessar material promocional sobre os atrativos turísticos da cidade, guias de turismo e ainda conhecer e comprar artesanato local produzido por talentosos artesãos da região.


Fonte: SE NOTÍCIAS / Agência Aracaju de Notícias / Foto: Sérgio Silva/AAN
 

BAHIA: Ministro do STJ e governador participam de evento da Igreja Adventista em Feira

 


O evento Campori Regatados, iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, contou com atividades, atendimentos médicos e 5 dias de aprendizado e entretenimento para mais de 20 mil jovens. A estrutura foi no Parque de Exposições João Martins da Silva sendo integrada por voluntários que prestaram assistência integral aos participantes.

“É uma reunião de cunho estadual. Estamos aqui reunidos, no Parque de Exposição, os Desbravadores, que são meninos e meninas de 10 a 15 anos de idade, que estão vivendo uma experiência muito significativa nessa faixa etária, com atividades coordenadas de cunho mental, espiritual e físico. É um desenvolvimento que a Igreja Adventista proporciona com esse trabalho especial chamado Clube de Desbravadores. Nós nos reunimos para essa grande celebração, a cada 5 ou 7 anos, e este aqui reúne 23 mil desbravadores”, explicou o pastor e coordenador da reunião, Eduardo Batista.

Na sexta-feira (15), lideranças importantes a nível local e estadual, estiveram presentes no evento. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, falou da importância do engajamento do público jovem em reuniões como esta. “Eu fico muito feliz de participar desse encontro dos desbravadores. Quando nós participamos de um grande movimento, que é o movimento em que esses jovens trabalham em favor do bem, em favor da humanidade. É sempre trabalhando em prol de todos nós que somos irmãos, irmãos em Cristo, irmão no amor, irmão na solidariedade, é disso que construímos um mundo melhor, um mundo igual para todos. Ficamos felizes com a participação desses jovens em favor do bem geral, em favor do bem coletivo e também levando a palavra de Deus para todos nós.”

O governador do estado Jerônimo Rodrigues também esteve presente no evento, mas não deu entrevistas à imprensa.


FONTE: De Olho Na Cidade

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

IBGE revela que nas favelas há mais igrejas do que escolas

 


As favelas têm 958.251 estabelecimentos, sendo 50.934 igrejas ou templos, 7.896 instituições de ensino e 2.792 unidades de saúde.

Nas favelas do Brasil, há mais estabelecimentos religiosos, como igrejas e templos, do que o total de instituições de ensino e saúde. Os dados fazem parte do Censo Demográfico 2022: Favelas e Comunidades Urbanas, divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As favelas somam um total de 958.251 estabelecimentos. Desses, 50.934 são igrejas ou templos religiosos, 7.896 são instituições de ensino (escolas, faculdades e cursinhos) e 2.792 são unidades de saúde (hospitais, postos e clínicas).

Isso significa que, para cada hospital em uma favela no Brasil, há 18,2 estabelecimentos religiosos, e a cada instituição de ensino, existem 6,5 igrejas ou templos. Esse padrão nas favelas é semelhante ao observado no país como um todo. De acordo com o Censo 2022, o Brasil possui 579,7 mil templos e igrejas, 264,4 mil escolas e 247,7 mil unidades de saúde.



METRO1

Foto: Wikipédia/Diego Baravelli

SERGIPE: MPF realiza inspeção na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes para investigar aumento da mortalidade infantil


O Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese) realizaram uma inspeção na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju (SE), como parte da investigação sobre o aumento de 19,5% da mortalidade infantil no estado, registrado em 2023.

Entre os problemas constatados, o MPF e o Cremese identificaram que a escala médica está incompleta nos fins de semana. 

A direção do hospital informou que a empresa INTS foi contratada para cobrir a escala médica, mas ainda não cumpriu o contrato efetivamente até o momento. 

A matéria foi enviada para o SE Notícias nesta quinta-feira, 7/11.

Além disso, foi identificado que a unidade tem espaço físico insuficiente para o número de leitos neonatais disponíveis, comprometendo o distanciamento máximo de um metro entre leitos para evitar contaminação, o que gera riscos de saúde e contraria Resolução da Diretoria Colegiada a respeito do tema. A ausência de um centro de monitoramento de sinais vitais na unidade também foi relatada na ata de inspeção.

Durante a visita, os médicos da unidade informaram que na UTI neonatal semi-intensiva há 25 leitos, mas nos momentos de pico, a ocupação chega a 40. Quando não estão em uso, os leitos semi-intensivos ficam armazenados nos corredores da unidade.

A inspeção foi realizada pelo procurador da República Ígor Miranda e pelo presidente do Cremese, Jilvan Pinto Monteiro. A visita foi acompanhada pela médica obstetra da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes Alba Patrícia Santos Vieira de Mello.

Medidas – O MPF requereu da direção do hospital os documentos sobre o contrato com a empresa INTS e as notificações realizadas por descumprimento das obrigações contratuais. O MPF também requisitou dados à Comissão de Revisão de Óbitos da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes para analisar possíveis práticas obsoletas e injustificadas nas análises das mortes infantis.


SE NOTÍCIAS

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe

Foto: ascom/MPF/SE


BAHIA: Professora de Cipó é recebida com festa por alunos; após acertar tema da redação do Enem



 Uma professora de Cipó, no Nordeste baiano, foi recebida pelos alunos com aplausos. Isso porque dois dias antes da prova do Enem, ocorrida no último domingo (3), Maria Ivone das Neves, conhecida como Mary, tinha trabalhado o tema da redação, que foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".

 

A docente atua como professora de Língua Portuguesa no Colégio Estadual de Tempo Integral Águas Termais de Cipó.

 

 

Segundo a secretaria de educação do estado, Maria Ivone desenvolve “um importante trabalho de educação antirracista com seus alunos e que envolve cinema, esporte, etc”. Conforme o G1, o planejamento das aulas foi elaborado em dezembro de 2023 e começou a ser aplicado em fevereiro deste ano.

 

A docente ainda frisou que a maioria de seus alunos são pretos ou pardos, o que atestava a importância do letramento racial, para ela, a parte mais significativa do aprendizado. Maria Ivone declarou ainda que está confiante nos alunos, apesar de as notas só serem divulgadas no próximo ano. 



Bahia Notícias / Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

Presidente da Federação Peruana de Futebol é preso em investigação por corrupção e lavagem de dinheiro



O presidente da Federação Peruana de Futebol (FPF), Agustín Lozano, foi preso nesta quinta-feira (7), suspeito de envolvimento em um esquema de fraude administrativa, corrupção e lavagem de dinheiro. A imprensa peruana revelou que Lozano estaria ligado à organização criminosa “Los Galácticos” e é acusado de ser o líder do grupo.

 

“Só quero pedir paz de espírito à minha família e às pessoas que confiam em mim e espero que a justiça seja feita”, comentou Lozano, no momento da prisão.

 

O dirigente enfrenta uma detenção preliminar de 15 dias enquanto o Ministério Público do Peru investiga desvios de fundos da FPF, o favorecimento de alguns clubes e a venda de ingressos para as Eliminatórias da Copa de 2022.

 

De acordo com as autoridades, a investigação se estende há mais de um ano e meio, e há “evidências sólidas” contra Lozano, que pode ser condenado a até 20 anos de prisão, segundo o coordenador da Promotoria do Crime Organizado, Jorge Chávez Cotrina.

 

A operação, que contou com mais de 300 oficiais, se estendeu por várias cidades, incluindo Lima, Tubes, Piura e Huánuco. Além de Lozano, o presidente do Sporting Cristal, Joel Raffo, foi detido, e ao todo 12 pessoas foram presas.

 

A Seleção Peruana ainda não se manifestou sobre o caso oficialmente. Vale lembrar que o Peru enfrenta Chile e Argentina nas Eliminatórias para a Copa de 2026 neste mês, está na vice-lanterna com apenas seis pontos em 10 jogos.



BAHIA NOTÍCIAS

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Em gravação do DVD ‘Hoje é Dia de Favela’ Thiago Aquino mostra que arrocha conquistou São Paulo e lota Paraisópolis


Thiago Aquino provou que é possível fazer barulho no Sudeste da mesma forma que se faz no Nordeste quando o assunto é arrocha. A Arena Palmeirinha, no bairro de Paraisópolis, zona na Sul de São Paulo, foi o cenário escolhido pelo feirense para a gravação do novo DVD, ‘Hoje É Dia de Favela’, que recebe o nome em referência ao que é celebrado na segunda-feira, 4 de novembro, o Dia da Favela.

 

Instituído no calendário oficial de eventos de São Paulo, a data celebra a luta, a resiliência e as conquistas das comunidades, e nada melhor do que marcar a data ao som de um dos 10 artistas mais ouvidos da história no Sua Música na categoria Arrocha, com um ritmo que é certeza de se ouvir a cada subida de escada.

 


Foto: Jean Flanders

 

“Nada melhor do que gravar aqui mesmo para a comunidade, assim como eu vim de uma. A gente estudou muito e teve a ideia de trazer esse DVD histórico para essa galera que merece muito”, afirmou o cantor.

 

O evento teve ingressos esgotados. Apesar de gratuito, Aquino promoveu a doação de alimentos, desta forma, após retirar o ingresso no Sympla, a pessoa precisava fazer a doação de um quilo de alimento não perecível, que de acordo com a Quebrada Produções, serão destinadas a famílias de dentro de Paraisópolis que já são assistidas por projetos sociais na comunidade.

 


Foto: Jean Flanders

 

Para a gravação, o artista não mediu esforços nem equipamentos para abraçar a favela como um todo. A festa em Paraisópolis contou com 200 toneladas de equipamentos dividida entre dois palcos, um deles 360º, que teve como inspiração os palcos de artistas internacionais e grandes projetos, como Coldplay.

 

O projeto ainda contou com o trabalho da própria comunidade. Cerca de 223 profissionais locais atuaram no pré, durante e no pós evento. O DVD ‘Hoje é Dia de Favela’ gerou mais de R$ 370 mil em renda direta e indireta para a comunidade, além de fortalecer o comércio local.

 


Foto: Jean Flanders

 

A referência internacional de Aquino não ficou apenas na estrutura do evento. Entre as 15 músicas escolhidas pelo cantor para gravar no novo projeto estava “Volta Logo Baby”, uma versão em português da canção “Here Without You” da banda 3 Doors Down, hit dos anos 2000, além de uma versão de ‘When I Was Your Man’, sucesso de Bruno Mars que foi cantada com Marília Tavares.

 

Para participar da festa com ele e dividir os vocais, o cantor fez questão de levar nomes que, assim como ele, estão na missão de propagar o arrocha e ritmos locais, como o brega e o piseiro para todo o Brasil.

 


Foto: Jean Flanders

 

Ao Bahia Notícias, Tarcísio do Acordeon parabenizou Aquino pelo feito em São Paulo e pelo êxito no projeto: 

 

“A sensação de dever cumprido é uma lavada, né. Fiquei muito feliz participar de um projeto como esse, um desafio muito grande para o Thiago, um dos maiores artistas hoje do Brasil e ele proporcionar isso pra comunidade, trazer um DVD como esse, e eu ter a oportunidade de fazer parte de um momento tão lindo como esse, um momento histórico. Para a gente é muito gratificante. Eu só tenho que agradecer a todo o público de São Paulo, que abraça o Nordeste, que abraça a música nordestina, e dizer que estão muito felizes de participar disso, e a gente fica sem palavras, é um momento único.”

 

Ainda participaram da festa Nadson o Ferinha, Heitor Costa, Marília Tavares e Manu Bahtidão, que comemorou a abertura para novos ritmos, uma das maiores metrópoles do Brasil.

 


Foto: Jean Flanders

 

“Assim como o Thiago, que vem de uma música que ainda as pessoas dizem que é regional, é da Bahia, eu também trago essa coisa do Pará ali, e trazendo pra uma capital como São Paulo, eu acho muito especial, ele merece muito, é um projeto gigantesco, um artista sensacional, completo, tem uma voz linda, amei a canção que a gente gravou juntos, eu tô super orgulhosa da participação. É motivo de muita honra, porque a gente sonha muito com isso, né? Sabe, desbravar o mundo e mostrar para o Brasil inteiro a nossa arte, o que a gente faz.”

 

Das músicas na ponta da língua, ao arrocha na ponta do pé, sem esquecer do molejo na cintura, é inegável que o ritmo, bem nascido, na maternidade Candeias, e bem criado nos 417 municípios da Bahia, sem falar dos outros estados do Nordeste, ganhou novos ares há um tempo. 

 

 

A entrada de um ritmo 100% regional no mercado do Sudeste é um grande feito celebrado pela nova geração, que conta, ainda, com o auxílio das redes sociais para viralizar com a facilidade que Asas Livres, mesmo com asas, não conseguiu alcançar tão rápido. Silvanno Salles, por exemplo, que já viajou muito de “busu”, e só foi conseguir furar a divisa de vez nos últimos anos. 

 

A estrada foi pavimentada e continua passando por reformas. Os transtornos? Vários, e acredite, teve quem já desistiu de seguir em meio aos percalços. Mas quem ficou, continua andando, às vezes com passos de tartaruga, outras saltando tal qual uma lebre. O destino final? Conquistar o Brasil, e esse é o caminho que segue sendo traçado por Aquino após o feito histórico de reunir milhares de pessoas para ouvir o bom e velho arrocha em uma das maiores favelas de São Paulo. Viva a música popular, da Bahia para o Brasil.


BAHIA NOTÍCIAS / Bianca Andrade / Foto: Reprodução / Instagram / @thiagoaquinoof

SERGIPE: Tribunal de Contas do Estado promove evento sobre transição responsável para prefeitos eleitos e equipes de transição


 O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) recebeu em seu auditório nesta quarta-feira, 30, prefeitos e vice-prefeitos eleitos, gestores em final de mandato e integrantes das equipes de transição para a solenidade de lançamento do projeto “Transição Responsável e Transparente”.

Idealizado de forma inédita, o projeto tem como propósito fortalecer e orientar as transições municipais, a fim de fornecer informações essenciais à boa gestão pública. Assim como informar sobre as competências de cada um neste momento que antecede o início das novas administrações municipais.

Em seu discurso de abertura, a conselheira presidente reafirmou o compromisso que o TCE tem com os municípios, destacou o papel do órgão enquanto indutor de políticas públicas e ressaltou a importância da transição responsável:

“O período de transição possui um significado importante. A alternância de poder é um momento crucial para a consolidação da democracia. Passado o período eleitoral, quando os ânimos às vezes se exaltam em uma disputa acirrada, é hora de baixar a guarda e pensar coletivamente no que é essencial: o bem-estar e o desenvolvimento da nossa população. Para isso, o Tribunal de Contas reafirma seu compromisso com todos os municípios sergipanos, oferecendo suporte técnico e pedagógico aos gestores que assumem ou deixam suas funções”.

Com a presença de 38 prefeitos eleitos dentre os 45 municípios sergipanos onde haverá transição, o evento abordou temas fundamentais para a continuidade do serviço público e, consequentemente, para a boa governança.

Palestras

O procurador-geral MPC, Eduardo Côrtes, foi o responsável pela condução da primeira palestra, intitulada “Sustentabilidade Ambiental”, em que destacou a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como um dos compromissos globais que devem nortear todas as ações:

“Este pacto internacional, do qual o Brasil é signatário, oferece um norte seguro para nossas políticas públicas, integrando as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável. Cada decisão que tomarmos em nossos municípios deve estar alinhada a estes objetivos, seja na erradicação da pobreza (ODS 1), na promoção da educação de qualidade (ODS 4), na garantia de água potável e saneamento (ODS 6), ou na construção de cidades sustentáveis (ODS 11)”.

O tema “A Educação na Transição de Governo” foi conduzido pelo procurador João Augusto Bandeira de Mello, um dos coordenadores do Pacto pela Educação. Que apresentou os fatores que levam ao sucesso educacional.

O evento também abordou temas como “É Chegado o Tempo do Seu Melhor Governo”, ministrado pelo advogado Ricardo Roberti; “O ICMS Social no estado de Sergipe”, pelo especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Thiago Menezes; “Projeto Transição Responsável e Transparente do TCE/SE”, pelo auditor de Controle Externo I, Diogo Camilo; e “Sistemas e Painéis do TCE/SE”, pelo diretor de Modernização e Tecnologia do TCE, Miguel Melo.

Prefeitos

A prefeita eleita da capital sergipana, Emília Corrêa, classificou a iniciativa da Corte de Contas como relevante e necessária “[…] porque mostra o cuidado, mostra as recomendações, o conhecimento é passado, dúvidas são tiradas e esse processo de transição é essencial para qualquer gestão”.

Samuel Carvalho, gestor eleito do município de Nossa Senhora do Socorro, também elogiou o encontro. “É um evento muito importante, queremos inclusive parabenizar desde já o Tribunal de Contas por essa grande iniciativa, a preocupação de acontecer uma transição de uma forma bem tranquila, até para que não haja uma descontinuidade dos serviços públicos”.

O prefeito eleito de São Cristóvão, Júlio Nascimento Júnior, afirmou que o projeto é essencial também para que os novos gestores se sintam seguros ao iniciarem seus mandatos: “[…] a partir do dia 1º de janeiro de 2025, a gente consiga iniciar todo o processo que a gente prometeu durante a campanha, de forma muito robusta, com documentação. […] até para que a gente se sinta muito seguro. A partir do momento que a gente assumiu o compromisso com o nosso povo e dar continuidade a tudo isso que foi iniciado lá em janeiro de 2017. Então, é um momento muito importante de troca de informação, adquirir conhecimento de forma segura, para a gente ter tranquilidade de tocar os principais projetos na nossa cidade”.

O atual vice-prefeito e prefeito eleito de Riachão do Dantas, Lucivaldo Dantas, acredita que, apesar de estar inserido na atual gestão do município, o evento serviu para orientá-lo nesse novo compromisso firmado com a população.


Fonte: ascom/TCE / SE NOTÍCIAS / Foto: Marcelle Cristinne

Loja Sumup Tobias Barreto

Loja Sumup Tobias Barreto
79 9 9953-1112 - Rogério